Publicado quinta, 26 de dezembro de 2024

Os vereadores eleitos para a legislatura 2025/2028 foram diplomados pela Justiça Eleitoral na manhã de quinta-feira (19), durante cerimônia no Teatro Municipal, em Guaxupé. O evento reuniu os vereadores, vice-prefeitos e prefeitos eleitos dos municípios de Guaranésia, Guaxupé e São Pedro da União, que fazem parte da 125ª Zona Eleitoral.
Os eleitos receberam os diplomas das mãos do juiz eleitoral Bruno Moya Raimundo. Receberam o diploma os vereadores eleitos:
Ademir Justino de Morais;
Aline Monteiro Ribeiro melo;
Carlos Alberto da Silva Júnior;
Danilo Martins de Oliveira;
Francis Osmar da Silva;
João Inácio Silva Citton;
Marcelo Braghetta Pedroza;
Maria José Cyrino Marcelino;
Mônica Ribeiro de Magalhães Reis;
Nelzina Vieira da Silveira Neto Lara;
Pedro Luiz Alves;
Rosilene Aparecida da Silva;
Wilson Ruiz de Oliveira
Após a diplomação dos vereadores, a vice-prefeita eleita, Renata Valéria Rocha Fernandes; e o prefeito eleito, Jarbas Corrêa Filho, foram diplomados.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente da junta eleitoral.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
O Diploma é um dos documentos obrigatórios que os candidatos eleitos devem apresentar à Câmara Municipal até esta sexta-feira (20), conforme previsto no Regimento Interno da Casa, para tomarem posse do cargo, no próximo dia 1º de janeiro de 2025.