Vereadores aprovam denominação do SAMU em homenagem a Comendador Delzio Musarra - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 06 de novembro de 2025


Publicidades

Vereadores aprovam denominação do SAMU em homenagem a Comendador Delzio Musarra

Publicado quinta, 05 de junho de 2025





Na noite desta segunda-feira (2), durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guaxupé, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei do Legislativo nº 14/2025, que denomina a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Guaxupé como “Comendador Delzio Musarra”. A iniciativa é de autoria do vereador Pedro Luiz Alves (Agir), que destacou a importância de perpetuar a memória de figuras que marcaram a história da cidade.

Delzio Musarra, natural de Arceburgo (MG), foi um dos mais destacados líderes comunitários e filantropos de Guaxupé. Após mudar-se para o município na década de 1950, Musarra se dedicou intensamente a causas sociais, notadamente como presidente do Serviço de Obras Sociais (SOS), cargo que ocupou por 16 anos. Lá, criou a Guarda Mirim, viabilizando o primeiro emprego para inúmeros jovens, além de distribuir cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade.

O autor do projeto justificou a escolha do nome relembrando a atuação marcante do homenageado. “Quando Guaxupé não tinha ambulâncias, as primeiras que chegaram foram através dele. E hoje o SAMU, que leva o nome dele, está instalado justamente na casa onde viveu a maior parte da sua vida”, afirmou Pedro.

Além do SOS, Delzio também atuou como presidente do Lions Clube e do Clube dos Macacos, foi integrante da Associação Comercial e Industrial de Guaxupé (ACIG) e desempenhou papel decisivo em diversas conquistas para o município, como a implantação da Delegacia Regional de Polícia e a instituição do feriado municipal de 15 de setembro, em homenagem à padroeira Nossa Senhora das Dores.

Em reconhecimento a sua trajetória, Delzio Musarra recebeu diversos títulos honoríficos, como o de Cidadão Guaxupeano (1979), Amigo dos Excepcionais pela APAE de Guaxupé (1982), Comerciante do Ano pela ACIG (1984) e, em 2016, a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal. Em Arceburgo, também foi agraciado com o título de Comendador da Ordem de São João da Fortaleza.

Delzio Musarra faleceu em 29 de novembro, aos 84 anos, sendo velado em Guaxupé e sepultado em sua terra natal, Arceburgo.

A partir de agora, o nome “Comendador Delzio Musarra” passa a identificar oficialmente a unidade do SAMU de Guaxupé, que está na Avenida Getúlio Vargas (rua da Balaustrada), como símbolo da dedicação e do espírito solidário que marcaram sua trajetória.




Mais Câmara


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar