Publicado quinta, 07 de agosto de 2025
Agosto, mês em que se celebra o Dia dos Pais, também é uma oportunidade para refletir sobre a saúde dos homens, especialmente quando o assunto é obesidade. Dados do Atlas Mundial da Obesidade 2025 mostram que o número de homens com obesidade até 2030 pode aumentar em 33,4%. Ainda assim, os homens costumam negligenciar o autocuidado, o que inclui consultas médicas regulares, atenção à saúde mental e acompanhamento nutricional.
“O homem, em geral, procura ajuda apenas quando a situação já está grave. Isso vale para diversas doenças, inclusive a obesidade, que ainda é cercada de estigmas e mal compreendida como uma condição crônica”, afirma o cirurgião bariátrico Dr. Carlos Schiavon, presidente da ONG Obesidade Brasil, que destaca o impacto direto do excesso de peso na saúde cardiovascular, hormonal e metabólica dos homens. “A obesidade está relacionada ao aumento de doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, apneia do sono e até mesmo alguns tipos de câncer.”
Segundo a psicóloga Andrea Levy, também cofundadora da ONG, parte dessa resistência masculina vem de uma cultura que ainda valoriza a autossuficiência e a negação da vulnerabilidade. “Muitos homens enxergam o cuidado com a saúde como sinal de fraqueza. Isso os impede de procurar apoio psicológico quando enfrentam ansiedade, compulsão alimentar ou baixa autoestima – fatores que se relacionam diretamente com o ganho de peso e dificultam a mudança de hábitos.”
Além disso, a alimentação desequilibrada e a falta de acompanhamento profissional contribuem para o agravamento do quadro. “A mudança começa com informação e apoio adequado. Dietas restritivas ou modismos não funcionam a longo prazo. O ideal é um plano alimentar individualizado e sustentável, que leve em consideração a rotina e os objetivos do paciente”, explica a nutróloga Dra. Andrea Pereira, cofundadora da ONG Obesidade Brasil.
Os especialistas reforçam que o primeiro passo para reverter essa realidade é o diálogo aberto sobre saúde masculina e a promoção de campanhas de conscientização que incluam o público masculino. “No Dia dos Pais, mais do que presentes, é preciso oferecer escuta, acolhimento e incentivo ao cuidado. A saúde começa com a busca da ajuda”, finaliza a psicóloga.
SOBRE O OBESIDADE BRASIL
O Instituto Obesidade Brasil é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade e surge com o objetivo de conscientizar e trazer informações claras e objetivas, sempre com mentoria científica, com linguagem acessível sobre obesidade, prevenção, diagnóstico, tratamento, novas tecnologias e direcionamento aos centros públicos e gratuitos de atendimento, ajudando da melhor forma possível.
A ONG foi fundada em fevereiro de 2020 para conscientizar pessoas de que a obesidade é uma doença multifatorial e crônica e conta com um Conselho Científico composto por especialistas colaboradores de todo o território brasileiro, de perfil multidisciplinar, que adota o conceito de saúde universal e trabalha para que todos tenham acesso à ajuda médica especializada.
Coordenadores Obesidade Brasil
Psicóloga Andrea Levy
Cofundadora e coordenadora da ONG Obesidade Brasil.
Psicóloga Clínica e bariátrica, especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares pelo HC-FMUSP;
Mais de 25 anos de atuação em clínica de Obesidade e Cirurgia Bariátrica;
Coordenadora da Comissão de Saúde Mental da IFSOLAC (Intl. Federation of Surgery of Obesity - LATAM) 2024-2025.
Professora e palestrante convidada em diversos congressos e eventos nacionais e internacionais sobre Obesidade e assuntos relacionados.
Autora do livro "Cirurgia Bariátrica: manual de instruções para pacientes e familiares".
Nutróloga Andrea Pereira
MD, PhD
Médica Nutróloga do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein
Cofundadora da ONG Obesidade Brasil;
Cofundadora do canal Longidade;
Doutorado pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica;
Pós-doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa;
Autora do livro “Dieta do Equilíbrio: a melhor dieta anticâncer”.
Membro do Comitê de Bioética do HIAE.
Coordenadora do Comitê Multiprofissional da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica
Cirurgião Bariátrico Carlos Schiavon
Presidente e cofundador da ONG Obesidade Brasil;
Médico Especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica;
Formado em 1987 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;
Doutor Cirurgião pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo, SP;
Especialista em Cirurgia Bariátrica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica;
Coordenador de Ensino e Pesquisa do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo;
Investigador principal do Trial GATEWAY – Gastric Bypass to Treat Obese Patients With Steady Hypertension.