Wando faria 80 anos e segue vivo nas canções que marcaram gerações - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 11 de outubro de 2025


Publicidades

Wando faria 80 anos e segue vivo nas canções que marcaram gerações

Publicado quinta, 02 de outubro de 2025





Símbolo da música romântica brasileira e dono de sucessos que marcaram gerações, Wando completaria 80 anos neste 2 de outubro. Para celebrar sua memória, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) preparou um levantamento especial sobre sua obra, que reúne 245 composições e 402 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva no Brasil.

De acordo com os dados, “Chora coração”, parceria com Pedro Medeiros, foi a canção mais tocada nos últimos cinco anos entre as músicas de sua autoria. Já “Moça” é a mais regravada, com 42 registros identificados. 

“Fogo e paixão” se tornou um dos maiores sucessos na voz de Wando, mas como a autoria é de sua ex-mulher, Rose Marie, a obra não integra os rankings abaixo.

Wando faleceu em 8 de fevereiro de 2012. Como determina a Lei dos Direitos Autorais brasileira (9610/98), seus herdeiros receberão rendimentos em direitos autorais de suas músicas tocadas no Brasil por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de canções feitas em parceria).    

Ranking das músicas de autoria de Wando mais tocadas nos últimos cinco anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina):

1   Chora coração Pedro Medeiros / Wando

2   Moça Wando

3   Mordida na maçã Niffer / Wando

4   A próxima vítima Fernando Mendes / Wando

5  Gosto de maçã Wando

6  Coisa cristalina Wando

7  Aquele amor que faz gostoso me deixou Annibelli / Wando

8 O importante é ser fevereiro Moyses Cardoso Neves (Nilo Amaro) / Wando

9  A menina e o poeta Wando

10  Eu já tirei a tua roupa Wando




Mais Música


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar