Publicado quarta, 26 de novembro de 2025

O Brasil deu um passo histórico na luta contra a dengue. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira o registro oficial da vacina Butantan-DV pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Produzida integralmente pelo Instituto Butantan, em São Paulo, o imunizante será distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026.
Segundo o Instituto Butantan, já há 1 milhão de doses prontas para distribuição, e a expectativa é alcançar 30 milhões de unidades até meados de 2026. O diferencial da Butantan-DV é ser a primeira vacina do mundo contra a dengue em dose única, o que deve facilitar a logística e aumentar a adesão da população.
Números da dengue no Brasil
Em 2025, o país registrou 866 mil casos da doença e 1.108 mortes confirmadas, segundo dados da Secretaria de Saúde de São Paulo.
Próximos passos
A vacina será incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI). O Ministério da Saúde apresentará nesta quinta-feira (27) a estratégia de aplicação à Comissão Tripartite, formada por secretários estaduais e municipais de saúde. A previsão é iniciar a utilização já no calendário vacinal de 2026.
Com a aprovação, o Brasil se torna referência mundial no combate à dengue, reforçando o papel da ciência nacional e do SUS na proteção da população.