Inteligência artificial brasileira que ajuda pessoas com diabetes será apresentada no maior congresso de tecnologia da área no mundo - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 09 de março de 2026


Publicidades

Inteligência artificial brasileira que ajuda pessoas com diabetes será apresentada no maior congresso de tecnologia da área no mundo

Publicado segunda, 09 de março de 2026





Uma inteligência artificial criada no Brasil para auxiliar pessoas com diabetes no dia a dia de tratamento com a condição acaba de conquistar espaço em um dos eventos mais importantes do mundo na área de tecnologia em saúde.

A Tia Bete, plataforma gratuita que funciona pelo WhatsApp e já apoia mais de 50 mil brasileiros, foi selecionada para participar do Brazil Innovation Hub do Advanced Technologies & Treatments for Diabetes (ATTD), considerado o maior congresso internacional dedicado às tecnologias para o tratamento do diabetes. O evento acontece em Barcelona, na Espanha, entre 11 e 14 de março.

Além de integrar o espaço que reúne empresas brasileiras com soluções inovadoras para a doença, o projeto também foi selecionado para receber uma bolsa de apoio da organização do congresso, reconhecimento que destaca o impacto da iniciativa no cuidado de pessoas com diabetes.

Segundo Leonardo Scandolara Jr., médico e um dos criadores da Tia Bete, a notícia foi recebida com entusiasmo.

“Foi uma alegria imensa receber a notícia. Saber que a Tia Bete foi convidada para participar do Brazil Innovation Hub, um espaço que reúne empresas brasileiras que estão desenvolvendo inovação em diabetes, foi muito especial para nós. É uma oportunidade de mostrar para o mundo o que as empresas brasileiras estão construindo para o diabetes”, afirma.

Hoje, a plataforma já apoia mais de 50 mil pessoas com diabetes no Brasil e respondeu mais de 5 milhões de perguntas de usuários, números que ajudam a explicar o reconhecimento internacional do projeto.

“Acho que esse reconhecimento tem muito a ver com o impacto que a Tia Bete já vem gerando. Hoje a plataforma já apoia mais de 50 mil pessoas com diabetes no Brasil e já respondeu mais de 5 milhões de perguntas de usuários. Quando olhamos para esses números, surge uma pergunta: onde essas pessoas buscavam informação antes? Muitas vezes, em lugar nenhum”, explica Leonardo.

Durante o congresso, a equipe terá um estande para apresentar a tecnologia ao público internacional e também participará de apresentações sobre a iniciativa.

“No congresso, vamos estar com um estande onde pessoas do mundo inteiro poderão conversar com a gente, conhecer a Tia Bete e entender como essa inteligência artificial funciona no dia a dia para ajudar pessoas com diabetes”, diz.

O que é a Tia Bete?

A Tia Bete é uma inteligência artificial brasileira criada para ajudar pessoas com diabetes a cuidarem da saúde no dia a dia. A tecnologia funciona diretamente pelo WhatsApp e reúne ferramentas como esclarecimento de dúvidas, orientação sobre alimentação, cálculo de insulina, registro de glicemias e educação em diabetes.

“Nós observamos que as pessoas com diabetes tinham muitas dúvidas e mandavam suas perguntas nos grupos de WhatsApp. Então pensamos: e se todas as pessoas com diabetes pudessem tirar suas dúvidas sobre a doença de forma gratuita, em tempo real e pelo WhatsApp usando a inteligência artificial para o bem? Foi assim que a Tia Bete surgiu”, explica Leonardo.

Os criadores

A plataforma foi criada por Leonardo Scandolara Jr., de 26 anos, e Felipe Muller, de 27, amigos desde a época da escola. Leonardo nasceu em Ponta Grossa (PR), cresceu em Ribeirão Preto (SP) e foi diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 7 anos, experiência que influenciou sua decisão de cursar Medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba (MG). Já Felipe é nutricionista formado pela UNESP, em Botucatu (SP), e passou a atuar com inteligência artificial aplicada à saúde. Em 2024, os dois uniram suas experiências para criar a Tia Bete, com o objetivo de ampliar  acesso à informação para pessoas com diabetes.




Mais Saúde


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar