Publicado quarta, 22 de abril de 2026

Uma massa de ar frio, associada a um sistema de alta pressão, mantém as temperaturas baixas nas primeiras horas do dia e à noite em grande parte da metade sul de Minas Gerais. Na Serra da Mantiqueira, o frio se intensifica ao anoitecer, reforçando a sensação de inverno fora de época.
Enquanto isso, o céu nublado predomina em diferentes regiões: no Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha, há registro de chuva isolada; já na Zona da Mata e Campo das Vertentes, a precipitação é fraca. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o clima varia entre claro e parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas isoladas.
No período da tarde, o cenário muda: as temperaturas entram em elevação no oeste, noroeste e norte do estado. Nessas áreas, há risco de tempestades isoladas, especialmente no Noroeste, Triângulo, porção sul do Norte de Minas e Central Mineira. Em contrapartida, o sul e o extremo norte mineiro apresentam tempo estável.
A máxima prevista chega a 34 °C no Norte de Minas, mas os índices de umidade preocupam: ficam baixos no Sul, Noroeste e Norte do estado. Já na faixa leste mineira, a alta cobertura de nuvens mantém os valores acima de 50%, amenizando os efeitos da seca.
O contraste entre frio intenso e calor com baixa umidade reforça a diversidade climática mineira, exigindo atenção tanto para os riscos de tempestades quanto para os cuidados com a saúde em regiões mais secas.