VEREADORA REBATE DENÚNCIAS CONTRA O PRONTO-SOCORRO - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 19 de abril de 2024


Publicidades

VEREADORA REBATE DENÚNCIAS CONTRA O PRONTO-SOCORRO

Publicado terça, 10 de março de 2020





Diante de um pronunciamento dos vereadores Francisco Timóteo de Resende e Maria José Cyrino, a médica e também vereadora, Salma Regina Gallate, fez um discurso inflamado em defesa da Santa Casa de Misericórdia local. O fato aconteceu durante o grande expediente da terceira sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda-feira, 9.

Francisco Timóteo mencionou que, supostamente, estaria ocorrendo uma demora muito grande no atendimento no Pronto-Socorro e que pessoas que teriam procurado atendimento naquele local por volta das 10h só teriam sido atendidas por volta das 17 ou 18h; que muitas destas pessoas não dispõem de recursos financeiros para aquisição de um lanche, passando por uma situação “vexatória”. Finalizando, declarou que a “demora seria abusiva”.

Maria José disse que as pessoas estão fazendo fila nas portas da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais para o ajuizamento de ações na tentativa de se conseguir medicamentos, exames e demais atendimentos de saúde e que famílias estariam realizando “bingos” para angariarem recursos para pagamento de tomografias e outros exames. Finalizando, disse que um deputado teria conseguido verbas para realização de cirurgias eletivas e que muitas pessoas que precisam passar por intervenções cirúrgicas correm o risco de não serem atendidas pela demora na realização dos exames clínicos.

Até mesmo pelo fato de atender no Pronto-Socorro, e conhecer bem a rotina daquela unidade de saúde, a médica Salma saiu em defesa da Santa Casa.

De forma incisiva ela declarou “que nunca foram ouvidas tantas besteiras aqui e tanta bobagem” que ela duvida que alguém teria aguardado por nove horas para ser atendido no PS. Disse ainda que pessoas “desinformadas” se utilizam da saúde para “palanque político”; que as pessoas para falarem da Santa Casa deveriam ter conhecimento do que falam.

Segundo a médica, nos casos de urgência os exames clínicos estão sendo realizados, assim que requisitados pelas equipes médicas; que, em relação às cirurgias eletivas contratadas através da verba conseguida pelo deputado, os exames que antecedem os procedimentos cirúrgicos também estão sendo realizados em tempo hábil.

Em tom taxativo a vereadora mencionou que a Santa Casa, ao longo dos últimos 110 anos, vem cuidando da saúde da população de Guaxupé e região e que uma conta foi aberta para receber doações. Por três vezes ela perguntou “quem aqui já doou um real para a Santa Casa”. Nenhum dos demais edis teceu qualquer resposta.




Mais Câmara


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar