ESTUDANTES GUAXUPEANOS SÃO DESTAQUE EM TORNEIO DE XADREZ - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 30 de abril de 2024


Publicidades

ESTUDANTES GUAXUPEANOS SÃO DESTAQUE EM TORNEIO DE XADREZ

Publicado segunda, 31 de agosto de 2020





Na última semana aconteceu o Estadual de Xadrez Online organizado pela FEEMG (Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais) com objetivo de apontar os melhores Enxadristas do Estado nas categorias Módulo I (nascidos em 2006, 2007 e 2008) e Módulo II (nascidos em 2003, 2004 e 2005) nas categorias feminino e masculino.

Guaxupé foi muito bem representada por alunos das escolas das redes pública e estadual e, definitivamente está agora na rota do Xadrez, em Minas Gerais.

Nos últimos anos, o Xadrez Guaxupeano sempre teve alguns alunos se destacando nas categorias de base, participando e vencendo torneios regionais e aos poucos aparecendo no cenário Estadual como, por exemplo, a 13ª posição de uma enxadrista em 2019 na Última fase do JEMG.

O Estadual de Xadrez FEEMG foi idealizado para suprir a ausência do JEMG, evento que movimenta milhares de atletas em todo Estado e que infelizmente devido ao COVID não pode ser realizado.

Abaixo os principais resultados dos alunos/enxadristas nesta edição:

Módulo I Feminino:

Se em 2019 tivemos o 13º lugar no Estadual este ano chegamos ainda mais longe.

Entre 126 participantes, Lais Ap. Ribeiro do Nascimento alcançou o 8º Lugar com a melhor classificação feminina da história de nossa cidade com 4,5 pontos.Manuella Vitória Camargo de Azevedo conquistou o 16º lugar com 4 pontos, mas ainda joga em 2021 na mesma categoria, que possibilita uma melhor classificação no próximo ano. Ambas alunas são do Colégio Objetivo.

 

Módulo I Masculino:

A melhor classificação nesta categoria de Guaxupé foi conquistado por Otávio Ronaldo Reis, da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, com a 6ª colocação entre 123 enxadristas. O jogador que treina pelo projeto  Casa da Criança conseguiu esse grande feito após conquistar 6 pontos.

Outro ótimo resultado foi de Wendel Rodrigo Menezes, do Colégio PHD, com a 30ª posição. Ele ainda tem dois anos de torneio no Módulo I, ou seja, a chance de nos próximos anos evoluir e diminuir concorrentes fortes.

 

Módulo II Masculino:

E por fim nosso melhor desempenho, os alunos da Escola Estadual André Cortez Granero, Polivalente, fizeram muito bonito.

Wesley Gonçalves da Silva e Heitor Carvalho Moreira, ambos com 6 pontos, pegaram respectivamente 7º e 6º lugares. Em 2021, Wesley e Heitor poderão jogar novamente na mesma categoria, que os coloca com grande possibilidade de medalha.

E o trunfo do 2º lugar, entre 136 enxadristas, ficou com Jhony Lima dos Santos, com 7,5 pontos, invicto. Jhony inclusive conquistou a mesma pontuação do Campeão, mas com menor critério de desempate.

Jhony na penúltima partida empatou com nada mais que um Mestre Nacional, o que faz desse jogador uma grande revelação para nossa cidade.

Um dos coordenadores do projeto de Xadrez de Guaxupé, Alan Marks (Liga Escolar de Xadrez-Polo Guaxupé) conversou com o jogador Jhony para que os leitores conheçam um pouco mais do jovem e de suas ideias:

-Como se sente após esse feito incrível de 2º lugar em um evento estadual?

A sensação é incrível! Sem dúvidas um feito notável, que irei me orgulhar pelo resto da vida. A ficha ainda não caiu,vai demorar um pouco.

-Como descobriu o Xadrez e como tem treinado para os torneios?

Descobri o xadrez pelo tio do meu amigo,que se tornou meu treinador e também um grande amigo.Eu busco treinar mais solo,para obter o máximo de concentração possível,com a ajuda de livros e exercícios. Também participo de treinos em grupo com amigos com o auxílio do treinador Alan e em outras ocasiões, o treinador Vinícius.

-O que o Xadrez representa em sua vida?

O xadrez para minha vida é a base do meu psicológico. Cpm ele eu consigo evoluir mentalmente e controlar minhas emoções, trazendo benefícios notáveis,como a melhora no desempenho escolar, melhora na concentração, e no raciocínio lógico.

-E agora, o que o futuro pode aguardar de Jhony Lima dos Santos, no Xadrez?

O futuro é algo complicado (sorrisos). Ainda pretendo melhorar muito mais. Sem dúvida esse torneio me deu ainda mais gás para intensificar meus treinos. Irei me dedicar mais, para quem sabe, conseguir me tornar um jogador titulado e aumentar meu nível enxadrístico e representar minha cidade.

Quem tiver interesse em Guaxupé, de aprender ou melhorar o seu Xadrez, basta entrar em contato pelo 35 99818-3678. Os Coordenadores e amigos enxadristas da Liga Escolar de Xadrez estão aguardando por vocês!




Mais Esporte


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar