A CONVERSÃO DO PREGADOR - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 26 de janeiro de 2021


Publicidades

A CONVERSÃO DO PREGADOR

Publicado terça, 27 de outubro de 2020





“O Batismo no Espírito revelou-se um meio de reavivar a vida espiritual de milhões de pessoas, uma autêntica corrente de graça que atravessa a Igreja.”

Fr. Raniero Cantalamessa

 

Padre Raniero Cantalamessa, pregador oficial da Casa Pontifícia, no Vaticano.

João Paulo II e Bento XVI se sentaram para ouvir suas homilias. Com o Papa Francisco não é diferente.

Note que há décadas três papas se sentaram para ouvir este grande teólogo franciscano, atualmente com 86 anos de idade.

Em 1974, Padre Raniero começou a ouvir falar da Renovação Carismática Católica (RCC), e a recomendação dele foi para que os fiéis não voltassem mais nesse lugar, não participassem desse movimento. Apesar de suas duras críticas contra a RCC, o frei se sentia amado pelos membros da Renovação, que lhe pediam ensinamentos. Curioso, não é? O padre não gostava dos carismáticos, mas os carismáticos gostavam do padre.

Mesmo um pouco sem jeito, a princípio, o frei aceitoupartilhar ensinamentos, e começou a ver que existia na RCC o mesmo que na comunidade cristã primitiva:compaixão, caridade, comunhão,comprometimento, partilha, adoração ao Senhor, veneração a Maria, obediência ao sucessor de Pedro... Numa palavra: existia amor.

Em 1977, Cantalamessa aceitou participar de um grupo de oração da RCC, nos Estados Unidos, ondem estavam 40 mil cristãos reunidos. Presenciou cantos, louvores, profecias. E os leigos quiseram orar para o Frei.

Frei Raniero se concebia um sacerdote ordenado, instituído, autorizado pelo Bispo. Perguntava a si mesmo: Por que deveria se ajoelhar junto de leigos? E mais: por que ele, um padre, deveria aceitar receber orações de leigos? Leigos impondo as mãos sobre ele? Raniero sentia desconforto em ser humilde.

Mesmo de formação franciscana, que tem a humildade como uma das virtudes máximas, Frei Cantalamessa, por ser eminente teólogo, professor universitário, estava se sentindo orgulhoso demais pela posição que ocupava, afinal, pregava para os papas. Foi quando ele se lembra de Jesus, o Filho de Deus, que por um gesto de humildade, se deixou ser batizado por João Batista. Por que então, ele, o frei, um ser humano como outro qualquer, não poderia receber orações dos leigos da Renovação Carismática Católica?

Envergonhado, Frei Cantalamessa se preparou para receber o Batismo no Espírito Santo, após uma boa confissão.

Em oração, conta que compreendeu seu erro: quis tomar as rédeas da própria vida, em vez de entrega-la a Deus.

Após receber diretamente a oração dos leigos da RCC, Raniero foi rezar sozinho em seu quarto, e já percebeu a diferença em sua oração! Sentiu Jesus falar ao seu pensamento, pedindo que deixasse a Universidade. Frei Raniero obedeceu, e passou a viajar pelo mundo a pregar. Até no Brasil ele já esteve.

A expressão de Deus que passou a motivar Frei Cantalamessa foi: “Ânimo!”

De fato, “tende bom ânimo”, disse Jesus (João 16, 33).

Foi quando definitivamente o frei passou a perceber, pela experiência vivida a partir do Batismo no Espírito Santo, o próprio Espírito de Deus verdadeiramente o acompanhando e instruindo.

O Papa Francisco recentemente convocou Frei Raniero Cantalamessa, e o nomearáCardeal.

Encerro com mais uma contundente reflexão de reconhecimento e gratidão, deste pregador que, movido pela humildade, se converteu:

“A Renovação Carismática é um instrumento a serviço do Espírito Santo de Deus e é decisiva para a Igreja. (...) São João XXIII já havia pedido uma nova Pentecostes para a Igreja. Eu acredito muito nisso, porque experimentei o movimento carismático depois de um período de resistência, e o Batismo no Espírito Santo mudou a minha vida. Então eu falo isso não pelos livros, mas pela minha experiência pessoal.”

Amém!

Beata Helena Guerra, rogai por nós.

Autor: Nicola Archangello

 


COLUNISTA
Coluna de Fé: Jesus Cristo Salvador Autor: Nicola Archangello


Mais Artigos


 Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar