A NADA MOLE VIDA (DE PERSEGUIÇÃO) DO JORNALISTA - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 24 de abril de 2024


Publicidades

A NADA MOLE VIDA (DE PERSEGUIÇÃO) DO JORNALISTA

Publicado terça, 08 de dezembro de 2020





É cansativo. É chato. E talvez seja em vão. Mas falar sobre a perseguição aos jornalistas (os bons, claro!) que acontece em Guaxupé já virou mais que tradição.

Nos meus quase 30 anos de jornalismo já vivi situações que até Deus duvida e por sorte, e para não ser mentirosa, vários companheiros testemunharam muitas histórias da sujeira dos bastidores político envolvendo toda a imprensa: a escrita, a falada, a televisionada e atualmente a digital.

A situação é aquela de sempre: basta divulgar umas verdades, algumas reclamações e pronto. O circo está formado. Aí começam com processos para tentar intimidar. Não resolvendo, vão atrás dos anunciantes e praticamente os obrigam a tomar posicionamento favorável ‘ao grupo’, e cortam a publicidade. Se mesmo assim as publicações continuam, vão perseguindo os mais próximos, incluindo familiares, etc. até ver o fim. E aplaudem...triste isso não é?

A informação é direito do povo e precisa ser a mais transparente possível. Um jornal sério e competente, que transmite credibilidade, tem que ser livre para informar.

Um jornalista que ama a profissão não usa seu poder de informação contra o povo, tentando ludibriar ou amenizar situações reais. Não faz da sua profissão um meio de chantagear ou de tirar vantagens econômicas para si mesmo e nem muda seu posicionamento por dinheiro.

Muitas pessoas têm conhecimento dessa situação vivida pelos jornalistas da cidade e fingem que não importam, ou se importam, não podem se declarar porque também sentem medo da ‘perseguição’. Podem acreditar que isso acontece!

Quando usam o ‘boicote’ de anunciantes, o que querem mesmo é deixar a imprensa sem dinheiro e que antigamente, quando os jornais eram impressos, fazia um estrago danado. Olha a história do CORREIO SUDOESTE...que na época dos seus 44 anos de circulação teve que praticamente fechar as portas, demitir dezenas de empregados, vender maquinário e quase acabar por completo. Aí um perfil fake na época na campanha eleitoral disse assim em um comentário dirigido a mim: “- Você que não soube administrar a empresa!” Então agora respondo para todos: administrar uma empresa que trabalha honestamente é diferente de você lutar e trabalhar. Agora trabalhar arduamente com pessoas por trás puxando o tapete e usando dos meios mais baixos possíveis para te ver no chão, não há administrador que resista!

Agora com a imprensa digital estamos vendo a luta da jornalista Ana Carolina Negrão, do Portal da Cidade, recebendo uma enxurrada de processos por divulgar apenas uma realidade que está escancarada para todo mundo ver. E mais, dados divulgados pelos governos nos chamados Portal Transparência. Então não é uma situação criada.

Meu recado para você, Carol, é que não desanime, continue com sua postura séria e competente porque a justiça não falha. Na minha história como jornalista já recebi alguns processos e pode confiar, se você fez o certo, se agiu dentro da transparência que pede uma notícia, a justiça vai ser feita. Inclusive a justiça divina que confio plenamente.

Ao povo de Guaxupé, que não apoia esse tipo de atitude, a melhor maneira de ajudar é apoiando com divulgações de sua empresa a imprensa séria e que trabalha em prol da cidade e dos moradores. Não é uma troca de favores, é um apoio que se faz necessário, já que a informação é GRÁTIS, mas para termos acesso a ela, a empresa jornalística como outra qualquer tem seus custos para ser mantida.

Com um apoio em massa, os leitores vão poder ter sempre uma fonte de notícia imparcial e que não muda de cenário conforme os interesses pessoais!

E nós jornalistas vamos ficar seguros sabendo que falar a verdade sempre vai ser vantajoso e que a imprensa (que não se vende) merece o devido respeito.

Lucinéia Vieira-jornalista MTB 0010069/MG

lucineiavieira@hotmail.com

https://www.facebook.com/lucineia.escarassati/


COLUNISTA
Editora-Chefe do Correio Sudoeste, dona de casa, mãe, empresária, esposa, e pensadora.
E-mail: lucineiavieira@hotmail.com


Mais Artigos


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar