EMPRESA CANADENSE PREMIA CAFÉ DE COOPERADAS DA COOXUPÉ - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 18 de abril de 2024


Publicidades

EMPRESA CANADENSE PREMIA CAFÉ DE COOPERADAS DA COOXUPÉ

Publicado segunda, 08 de março de 2021





Em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08/03), 51 cooperadas da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé estão comemorando o recebimento de um prêmio por suas produções de cafés. A premiação total de R﹩ 287,6 mil vem da empresa RGC Coffee, de Montreal (Canadá), que tem atuação no mercado de cafés premium e especiais.

Os cafés enviados para a RGC Coffee atenderam ao pedido da própria empresa canadense, que solicitou à Cooxupé um lote produzido especialmente por cooperadas, produtoras em toda área de atuação da cooperativa - Sul de Minas, cerrado Mineiro e média mogiana do estado de São Paulo. Foram enviadas 6,3 mil sacas, totalizando mais de 380 mil quilos de café, no período de abril de 2019 a fevereiro de 2021.

Ao longo dos anos, a participação da mulher tem se destacado em toda cadeia produtiva cafeeira, trazendo uma novidade no universo cafeeiro brasileiro e internacional: o negócio café sendo também conduzido por elas - como é o caso da RGC Coffee, que atualmente é presidida por Nathalie Gabbay. Na Cooxupé, a participação das mulheres também é marcada em todos os setores de produção desde a entrada do café até a saída para a exportação, como as cafeicultoras cooperadas; as comercializadoras (que colocam o produto no mercado externo), as engenheiras agrônomas (que realizam todo trabalho de assistência técnica auxiliando os cafeicultores para aprimorar a qualidade nas lavouras); entre outras funções.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, explica que este é um começo de uma caminhada promissora junto à RGC Coffee, assim como outras empresas que vêm valorizando lotes de qualidade específicos para serem trabalhados no mercado externo.

"A Cooxupé está sempre em busca de oportunidades que agregam valor a todos os seus cooperados e esta comercialização com a empresa canadense permite novas possibilidades, beneficiando especialmente as produtoras de café. O papel da mulher na cafeicultura, em especial nas nossas famílias cooperadas, vem aumentando ao longo dos anos e estamos muito felizes com esta merecida premiação que receberam. Nosso trabalho é sempre abrir novos caminhos aos nossos cafeicultores, homens e mulheres, fortalecendo nossa posição nos mercados brasileiro e internacional como uma cooperativa que produz e comercializa café de qualidade, credibilidade e sustentável diante de toda cadeia produtiva cafeeira", diz.




Mais Agropecuária


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar