Pesquisador e historiador homenageia direção da OAB - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 18 de abril de 2024


Publicidades

Pesquisador e historiador homenageia direção da OAB

Publicado sexta, 08 de abril de 2022





No último dia 7, no salão do Tribunal do Júri da Comarca de Guaxupé, aconteceu a solenidade de posse da diretoria da 57ª Subseção da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, para o triênio 2022/2024.

Discursando naquela oportunidade, o pesquisador, historiador e colaborador deste jornal, Wilson Ferraz, prestou uma homenagem ao presidente que estava sendo reempossado no quarto mandato, Marco Antônio Alves, e à vice-presidente, Dra. Márcia Zampar Jorge, eleita para o seu primeiro mandato.

Discurso             

Exmo. Sr. Dr. Marco Antônio Alves, digníssimo presidente reeleito desta 57ª Subseção da OAB; Exma. Sra. Dra. Márcia Zampar Jorge, digníssima vice-presidente; excelentíssimo Sr. Dr. Hélio Marcos Miotto, eminente juiz diretor do foro desta comarca, em nome de quem cumprimento as demais autoridades presentes, senhoras e senhores advogados, servidores deste foro e senhoras e senhores do público.

A Ordem dos Advogados do Brasil, que é constituída das mais belas afirmações de retidão de caráter e de alto saber jurídico, recebe hoje, a seu serviço dois nobres e cultos guaxupeanos que saberão dignifica-la ainda mais, os excelentíssimos doutores, Marco Antônio Alves, presidente que ora está sendo empossado no seu quarto mandato, e a Dra. Márcia Zampar Jorge, vice-presidente, eleita em 26 de novembro último.  

O Exmo. Sr. Dr. Marco Antônio, além das qualidades que se exige de um presidente de subseção é um cidadão íntegro e um estudioso atento e atualizado das doutrinas jurídicas que as evoluções, social e processualística, têm exigido para a boa aplicação do Direito.

 Ao longo dos últimos nove anos em que esteve neste alto e espinho cargo, ele sempre se manteve alheio aos seus interesses próprios em favor da instituição que tão bem vem representando, pois ele atua por amor e pelo prazer de ser prestativo aos que dele se valem, seja como advogado ou como presidente da subseção.

Seja como profissional do Direito, ou como presidente desta respeitável unidade da OAB, a todos ele procura servir sem reservas. Quantas vezes sobrepôs aos seus interesses as aspirações dos amigos, dos filiados e da própria entidade. E quantas outras vezes fez suas as aflições dos que lhe procuram o conselho ou a ajuda. E tudo fazendo sem arrogâncias, mas com a tranquilidade de quem quer servir e consolar por amor.

Ele é desses homens raros que sabem realizar, sabem querer e sabem cumprir a sua nobre missão.

Militando nas altas esferas do Poder Judiciário, como ilustre causídico, ou como presidente da Subseção, sabe ser uma expressão de prudência, de serenidade, fiel às suas convicções e mais fiel ainda aos seus compromissos.

Porém foi aqui na 57ª Subseção da OAB que o Dr. Marco Antônio empreendeu o seu “quartel” em que se armou nas grandes lutas pelo bem da cidade, da Justiça e do Estado Democrático de Direito. Desde que assumiu a presidência, em 1º de janeiro de 2013, não faltou um dia ao seu dever, e à sua segurança e à sua orientação deve-se a glória de ter vencido as dificuldades, e a maior das façanhas, a implantação do Centro de Excelência Jurídica, com amplas e modernas instalações proporcionando conforto e melhores condições de atendimento dos advogados a seus clientes.

Homem dedicado à família, esposo compreensivo, pai amorável faz do seu lar um misto de templo e de mansão, templo em que a fé ardeja como lâmpada cintilante sobre as aspirações mais possessivas, e mansão onde cabem todos os que a ele vinculam pelo amor, pelo afeto e pela amizade.

Dr. Marco Antônio ao longo de sua vida vem mantendo aquelas rígidas normas de que o homem tem que viver no direito e pelo Direito, pela Justiça e pelo coração, assim ele vem formando em torno de si um círculo de estima, de respeito e de acatamento; a prova inequívoca é sua quarta reeleição pelo voto democrático de seus pares, num verdadeiro reconhecimento dos seus valores e da sua estrondosa capacidade de trabalho.

Por sua vez, a Exma. Sra. Dra. Márcia é uma das figuras de relevo entre os causídicos desta respeitável subseção, seja pela sua inteligência, pelo seu alto saber jurídico, pela sua honradez e pela nobreza de seu caráter, além de ser uma cultora do Direito. Assim ela faz do seu mister um motivo constante para a manutenção do justo e do equitativo.

Além de ser advogada, ela é mestra e doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade de Bueno Aires, Argentina.

Ela já foi homenageada internacionalmente por três vezes consecutivas; a primeira aconteceu em Roma, na Itália; a segunda em Granada, na Espanha, com a Medalha Miguel Servantis; e a terceira na cidade do Porto, Portugal.

Dra. Márcia também é coautora da obra “Juristas do Mundo” volume III e IV, publicação que versa sobre a ética e o Direito como ciência na busca de uma doutrina sólida e no aperfeiçoamento das instituições jurídicas no Brasil, Argentina, Colômbia, Itália, Espanha, Peru e Portugal, entre outros países da América do Sul.

Em 11 de abril de 2015 ela assumia a presidência da Rede Internacional de Excelência Jurídica no Estado de Minas Gerais.

Ela é uma verdadeira representante dos descendentes de imigrantes que tanto contribuíram e contribuem para o progresso e desenvolvimento desta região. Sua mãe é descendente de imigrantes austríacos, com origem na Itália, e seu saudoso pai descendia de sírios libaneses.

Herdou de sua bisavó materna, Ângela Paziana, falecida em 18 de outubro de 1928, a garra da mulher imigrante que abrigava em seu manto e no seu carinho, o amor pelos filhos com as forças de uma fé que foi uma constante inspiração; de seu bisavô materno, Fábio Zampar, a estrondosa capacidade de trabalho com suas normas de vida onde tudo a seu ver se resumia no bem que se alcança através do esforço que se emprega e pelo sacrifício que se submete; de seu avô paterno, o também saudoso Abrão Jorge, a incomensurável capacidade de fazer amigos e conquistar amizades duradouras.

Dotada de uma eloquência fulgurante, oradora fluente e de palavras fáceis, apesar de ser combativa no seu ofício, a Dra. Márcia também é dotada de um coração da mais profunda sensibilidade.

As suas qualidades de grande dama também já foram proclamadas pelo povo guaxupeano que a conduziu ao auto posto de vice-prefeita desta cidade no período de 2009 a 2012.

Mãe amorosa, abriu o coração aos filhos e nele os abriga com aquela serenidade mansa de mulher justa que só entende o bem e pelo bem vive todos os seus dias. Assim ela dá a seus filhos formação sólida e educação cristã, ostentando-os na cordura dos gestos e amando-os na enormidade de sua delicadeza de mulher simples e irrepreensivelmente educada.

À sua mãe, já em idade avançada, ela dedica um alento sem limites e alegra com uma vida exemplar. Aos irmãos, ela dá o melhor amor que brota exuberante de seu coração.

O círculo de amizades que ela conquistou cresce a cada dia como uma espiral de afetos.

O historiador que pretender retratar a história desta respeitável 57ª Subseção terá que abrir um capítulo luminoso para focalizar a figura de um autêntico paladino do progresso da Justiça e na manutenção do Estado Democrático de Direito em Guaxupé, o Exmo. Sr. Dr. Marco Antônio, pois ele é um servidor da jornada democrática, seduzido pelo idealismo e pela pureza de ideias que prega.

O progresso desta subseção deve muito ao Dr. Marco Antônio e aos seus companheiros de mandatos. Da sua iniciativa, da sua colaboração e da sua capacidade de homem inteligente surgiram muitas das realizações que compõem o progresso da Justiça local.

Homem simples, dinâmico e trabalhador, ele sempre deu prova de sua estrondosa capacidade de trabalho em todas as áreas de atuação da presidência da instituição. Religioso, e com a sua fé inabalável, sempre priorizou para que os filiados da 57ª Subseção participassem das celebrações de Santo Ivo, padroeiro dos advogados; da mesma forma, também dispensou uma atenção especial em relação à saúde dos militantes na área do Direito com as campanhas de saúde, Outubro Rosa, que tem como meta a prevenção do câncer de mama, e Novembro Azul, na prevenção do câncer de próstata, as campanhas de vacinação contra a gripe e outras moléstias, a realização de exames clínicos para aferição do nível de glicose, além da distribuição de kits de higiene e cartilhas com orientações de saúde.

Em seus mandatos, Dr. Marco Antônio sempre promoveu eventos para comemoração do Dia do Advogado, além de confraternizações de finais de ano, proporcionando interação dos advogados e de suas respectivas famílias.

A realização de eventos esportivos como torneios regionais de futebol com a participação de advogados das cidades da região, como Poços de Caldas, Alfenas e Varginha; os torneios de truco, sinuca, peteca; os eventos esportivos no chamado Dia da Amizade, com a integração dos advogados e serventuários da Justiça Comum e do Trabalho; a participação de filiados na subseção nos Jogos dos Advogados Mineiros, na Olimpíada dos Advogados, com a conquista de três medalhas de ouro, a realização do futebol de salão, principalmente nas segundas-feiras no Clube Operário, além de outros eventos esportivos sempre tiveram o total apoio e participação direta do presidente Dr. Marco Antônio.

Em seus mandatos ele sempre dispensou uma atenção especial na realização da chamada “Semana Jurídica”, promovida pela Faculdade de Direito do UNIFG, patrocinando a realização de palestras com renomados mestres de alto saber jurídico. Os encontros de estudos realizados pela Escola Superior de Advocacia, que proporciona um constante aprimoramento do conhecimento técnico jurídico diante das constantes atualizações das normas jurídicas, além de outros eventos desta natureza, também sempre foram uma constante nos seus mandatos.

À frente da subseção, Dr. Marco Antônio não tem medido esforços para que a Justiça Comum possa contar com mais uma vara de justiça, com a consequente redistribuição dos processos, além da implantação de uma vara da Justiça Federal em Guaxupé.

Graças aos seus ingentes esforços, Guaxupé conta com um Centro de Excelência Jurídica, uma sede moderna, ampla, especialmente projetada e construída ao lado do Fórum da Justiça Comum, onde os senhores e senhoras advogadas encontram conforto e todo tipo de apoio para o desempenho de suas atividades. A total remodelação do Parlatório do presídio Guaxupé/Guaranésia, com cinco cabines, sala de espera, instalações sanitárias, computador e internet, também é fruto deste incansável batalhador.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, que exigiu modificações de todas as sortes na atividade jurisdicional, Dr. Marco Antônio, no interesse dos advogados, não mediu esforços para que fosse implantada uma sala com computadores de última geração, o chamado “Meu Escritório”, na Avenida Dr. João Carlos, no centro da cidade, para a realização de audiências virtuais, agilizando sobremaneira o trabalho dos profissionais do Direito.

É nesta altitude de caráter, com esta projeção na história desta respeitável subseção que este vulto extraordinário, que é o Dr. Marco, assume o seu quarto mandato consecutivo.

Esta deveria ser a hora em que este humilde e modesto, pesquisador, historiador e colaborador da imprensa local deveria se calar, limitando-se na cobertura jornalística deste evento magnífico, porém não seria justo Dr. Marco Antônio que não lhe expressássemos a nossa alegria e a nossa gratidão em vê-lo reempossado neste tão alto cargo.

Portanto meu caro e grato amigo, são estas as nossas palavras e a expressão sincera de amizade, estima, admiração e gratidão de longos anos, desde quando começastes a tua brilhante jornada no escritório de nosso verdadeiro irmão em comum, o Dr. Jamil Abrão Jorge, numa árdua tarefa a que foste um abnegado, um apaixonado pela grandeza da Justiça e do Estado Democrático de Direito.

Assim, peço licença para quebrar o protocolo, para desejar ao meu amigo do peito, Dr. Marco Antônio, por quem nutro uma profunda gratidão, e à Dra. Márcia, prima de meus filhos, todo o sucesso e felicidade nesta auspiciosa e brilhante jornada que se inicia.

 

Guaxupé, 07 de abril de 2022. – Wilson R. Ferraz

 




Mais Justiça


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar