Câmara itinerante acolhe demandas da população e resgata a história da introdução de jacarés em Guaxupé - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 25 de abril de 2024


Publicidades

Câmara itinerante acolhe demandas da população e resgata a história da introdução de jacarés em Guaxupé

Publicado terça, 24 de maio de 2022





O Poder Legislativo local, através do Projeto Câmara Itinerante, promoveu na última quinta-feira, 19, na sede da instituição Pró-Carente, um encontro com os moradores dos bairros daquelas imediações.  

Apesar da magnitude do evento, os vereadores Ademir, Leo Moraes e Wilson Ruiz de Oliveira deixaram de comparecer.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente daquela Casa Legislativa, Donizette Luciano dos Santos, o Zettinho.

Este projeto visa uma melhor interação dos vereadores com a população na solução dos problemas e das deficiências nos mais variados setores da sociedade. Nestes encontros a população tem a oportunidade de apresentar as suas reivindicações, inclusive apontando possíveis soluções que atendam as demandas sociais.

Abertos os trabalhos, o engenheiro da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, Eliton Israel Pereira, fez uma breve explanação a respeito do chamado “Parque do Jacaré”, projeto que está sendo desenvolvido através de uma parceria público privado com o médico Abdo Salomão Júnior.

A criação deste parque é uma reivindicação antiga e que visa preservar várias nascentes d’água e represas existentes naquelas imediações, bem como as chamadas áreas de preservação permanente, além da história da introdução de jacarés na fauna local.

Segundo o representante da administração municipal, depois de respeitada a área de preservação permanente, está sendo construída uma calçada ao longo de todo o entorno do parque, numa extensão aproximada de 3,5 quilômetros. Além da preservação ambiental, o local também se tornará uma área de lazer, com mobiliário próprio.

Conforme foi mencionado pelo vereador Gustavo Vinícius o projeto terá um custo aproximado de R$ 1,5 milhão que, inclusive, contou com a disponibilização de uma emenda parlamentar do deputado federal José Silva, do Solidariedade.

Paulo Rogério Leite Ribeiro declarou que uma nova edificação deverá ser construída para abrigar a Escola Infantil Serafina Stamponi (Creche), ampliando a capacidade e melhorando o atendimento às crianças.

Demandas da população

Naquela oportunidade foram apresentadas várias demandas da população, dentre elas, pavimentação da Avenida Mirtes Farah, instalação de placas de sinalização de trânsito e de denominação de vias públicas, disponibilização de mais algumas especialidades médicas na unidade básica de saúde existente naquelas imediações, entre outras.

Depois de ouvidas as demandas dos populares, as mesmas foram aprovadas pelos vereadores presentes, constando de ata, as quais serão encaminhadas ao poder executivo.

Denominação Parque do Jacaré

Como se sabe, os jacarés não fazem parte da fauna local, ou seja, esta região não é um habitat natural desta espécie.

Na década de 1960 um grupo de guaxupeanos, dentre eles os saudosos Antônio Gabriel Isaac, Fernando Leite Ribeiro, José Cândido Borges, Manoel Antônio Ferraz de Araújo, Pedro José Vieira (Pedro Beia), entre outros, trouxeram do Estado do Mato Grosso alguns filhotes de jacarés. Os animais foram soltos em açudes das fazendas: Pereiras, então propriedade de Manoel Gonçalves Ferraz; Aliança, de Mário de Araújo; São José, de Olavo Barbosa; e Moinho de Vento, então propriedade de Custódio Ribeiro Junqueira (Totó).

No decorrer dos anos a área da Fazenda Moinho de Vento foi urbanizada dando origem a vários bairros, dentre eles o Aroeira, Limoeiro, entre outros.

Dos jacarés que haviam sido introduzidos nas fazendas locais o único que atingiu grande porte foi o da Fazenda Moinho de Vento, sendo que os demais tiveram um desenvolvimento bem menor.

Não se tem notícia de que estes animais tenham procriado. Até bem pouco tempo eram vistos dois exemplares na Fazenda Pereiras, um na Aliança, outro na São José, e finalmente o de grande porte que estará dando nome ao Parque.

Durante o evento o presidente Zettinho mencionou que será apresentada uma sugestão ao executivo para que seja instalada no Parque uma placa mencionando a história da introdução da espécie no município, bem como o nome daqueles que no passado tiveram a preocupação de introduzir os jacarés na fauna local.

 




Mais Câmara


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar