Programa Jovem no Campo é encerrado em Muzambinho - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 16 de abril de 2024


Publicidades

Programa Jovem no Campo é encerrado em Muzambinho

Publicado quinta, 11 de agosto de 2022





Jovens de Muzambinho, com idade entre 15 a 24 anos, concluíram no dia 05 de agosto o Programa Jovem no Campo, que reuniu um grupo de 17 pessoas. O programa do Sistema FAEMG foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho em parceria com o IFSUL de Minas. O tema abordado com os jovens foi a equideocultura. Para a realização do Programa foi utilizada a estrutura do Instituto Federal e também dos parceiros Rancho Billy, Haras Tom da Mata e Sítio Muzambo.

A realização do Jovens no Campo tem como objetivo desenvolver uma visão empreendedora com foco nas oportunidades locais e regionais, contribuindo para diminuição do êxodo rural. Os participantes passaram por capacitações em módulos motivacional, manejo e alimentação de equinos, equitação, doma racional e empreendedorismo.

O Agente de Desenvolvimento Rural, Marcos Henrique de Carvalho, destaca que o grupo foi formado para atender uma solicitação do Instituto. Participaram do Programa jovens dos cursos técnicos em agropecuária, engenharia agronômica, veterinária e da comunidade.

Para a participante, Geovana Patrícia Silveira Matias, a experiência foi excelente. “Superou todas as expectativas, principalmente na parte de doma, que todos esperavam. Mesmo os mais experientes aprenderam novas técnicas. Valeu muito. Acredito que todos gostaram, mesmo deixando as férias de lado”. O curso foi realizado durante o período das férias escolares.

INSTITUTO

A disciplina de equideocultura foi inserida na grade curricular do IFSUL DE MINAS em 2022, com o retorno das aulas presenciais. “Reunimos os alunos interessados em estudo dessa área. A primeira ação foi a solicitação de curso com animais, pois tínhamos alunos com menos de 24 anos ainda sem contato com os animais.  Vislumbramos o primeiro curso em parceria com o Senar Minas, daí surgiu a oportunidade de realizarmos o Jovem no Campo”, disse o professor Marco Aurélio Dessimoni Dias.

Segundo Marcos, o Programa foi muito bom, pois inclui também aulas motivacionais e de empreendedorismo. “Essa capacitação mostrou novas oportunidades para os alunos, que equideocultura não é só montaria, não é somente hobby, mas atinge uma cadeia do agronegócio e eles podem atuar como profissionais desta área”.




Mais Agropecuária


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar