Publicado segunda, 23 de outubro de 2023

Pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) encontraram o maior dente de titanossauro do mundo, em Peirópolis, distrito de Uberaba. O artigo que revelou a descoberta foi publicado em julho na revista científica Cretaceous Research, referência na linha de pesquisa sobre o período Cretáceo.
Além do dente, outros dois fósseis dentários de dinossauros foram encontrados, na região do Geossítio Serra da Galga. De acordo com Luiz Carlos Borges Ribeiro, geólogo da UFTM, todos os fragmentos são do Uberabatitan, nome dado ao dinossauro.
“Esse é o maior dinossauro brasileiro já registrado. É um animal herbívoro que viveu há 65 milhões de anos e possuía comprimento aproximado de 25 metros”, registra.
Encontrado há 10 anos, só agora os especialistas conseguiram confirmar que o dente se trata do maior fóssil do tipo já catalogado no mundo. Com cerca de 8 centímetros contando a coroa, o fóssil desbanca outro fragmento dentário encontrado na Argentina em 2013, de 5,6 centímetros, que levava o título até então.
Desde meados do século passado, o município de Uberaba vem sendo alvo de intensas investigações paleontológicas. A região abrange um dos maiores sítios paleontológicos do Brasil, com registros datados de 80 a 66 milhões de anos de idade.
Fonte PORTAL BHAZ