Freira foi impedida de tirar foto para CNH por estar com ‘véu’ e MPF se manifesta contrário à resolução do Detran do Paraná - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 27 de abril de 2024


Publicidades

Freira foi impedida de tirar foto para CNH por estar com ‘véu’ e MPF se manifesta contrário à resolução do Detran do Paraná

Publicado quarta, 21 de fevereiro de 2024





O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, reiterou no último dia 8, no Supremo Tribunal Federal (STF), a posição do Ministério Público Federal (MPF) contra a exigência de retirada de adereços religiosos na produção de fotos de identificação civil. A manifestação, proferida em sustentação oral, foi dada no caso em que uma freira foi impedida de utilizar o hábito religioso na foto que fez para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para o PGR, o uso do véu não impede o propósito de identificação do registro fotográfico.

Trata-se do Recurso Extraordinário, representativo do Tema 953 na sistemática da Repercussão Geral, proposto pela União contra decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que reconheceu o direito ao uso de hábito religioso em foto para a CNH a uma freira da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina. Com isso, o TRF-4 afastou a aplicação de uma resolução do Detran do Paraná que proíbe a utilização de óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer outro item de vestuário ou acessório que cubra a cabeça ou parte da face.

“Não há nenhuma demonstração na hipótese dos autos de que o uso do véu impediria a identificação da pessoa que está sendo fotografada”, sustenta Paulo Gonet. O PGR salienta que o uso de adereço religioso, em vez de atrapalhar a identificação do indivíduo fotografado, colabora para tal, já que a pessoa religiosa, em regra, se apresenta socialmente usando esses acessórios, o que facilitaria a conferência com a foto de identificação.

Gonet reafirmou posicionamento do MPF de que a vedação imposta pelo Detran do Paraná no caso não é razoável, uma vez que o uso do hábito pelas Irmãs de Santa Marcelina não se trata de mero “acessório estético”, mas é parte integrante de sua identidade. “O peso da liberdade de coordenar a própria vida com as convicções religiosas nesse caso é colossalmente maior do que o eventual interesse de segurança em questão”, ponderou o procurador-geral.

O caso teve repercussão geral reconhecida, o que significa que seu resultado orientará decisões de processos semelhantes em todo o Poder Judiciário brasileiro.

De acordo com a nova sistemática de julgamentos do STF, a sessão desta quinta-feira foi dedicada às sustentações orais do MPF e demais partes envolvidas no processo. O caso retornará à pauta em data a ser definida, para julgamento do mérito.




Mais Justiça


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar