Governo Federal desmente retorno do Horário de Verão - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 14 de outubro de 2025


Publicidades

Governo Federal desmente retorno do Horário de Verão

Publicado terça, 07 de outubro de 2025





O Governo do Brasil negou oficialmente qualquer decisão de retomar o Horário de Verão, desmentindo informações que circulam nas redes sociais e em aplicativos de mensagens. A medida, que consistia no adiantamento dos relógios em uma hora durante os meses mais quentes do ano, foi suspensa em 2019 após estudos indicarem a perda de sua eficácia energética.

Mudança nos hábitos comprometeu economia de energia

Originalmente implementado para reduzir o consumo de energia elétrica, o Horário de Verão aproveitava a luz natural para diminuir a demanda no período noturno. No entanto, análises técnicas realizadas pelo setor elétrico revelaram que os padrões de consumo da população mudaram significativamente. O uso intensivo de aparelhos de refrigeração durante as tardes fez com que o pico de consumo migrasse para o período das 15h, anulando os benefícios esperados da política.

Avaliação contínua diante de novos desafios

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o setor elétrico brasileiro está em constante transformação, impulsionado pela transição energética e pelos efeitos das mudanças climáticas. Por isso, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) seguirá avaliando periodicamente a viabilidade da reintrodução do Horário de Verão, sempre com foco na segurança e na confiabilidade do fornecimento de energia no país.

Conclusão

Até o momento, não há qualquer decisão oficial que indique o retorno do Horário de Verão. A população deve ficar atenta às informações divulgadas pelos canais oficiais do governo para evitar a propagação de notícias falsas.




Mais Geral


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar