Publicado quinta, 16 de outubro de 2025

Com o objetivo de levar conhecimento e conscientização ambiental para a comunidade, a Auren Energia reabriu as portas da Usina Hidrelétrica de Caconde para receber visitantes. A iniciativa faz parte do Programa Portas Abertas da companhia, que visa proporcionar à comunidade no entorno a oportunidade de conhecer de perto as operações da hidrelétrica localizada no rio Pardo, entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.
“A Auren Energia tem um compromisso com a comunidade em promover o desenvolvimento sustentável e a proteção da biodiversidade nas regiões onde mantém operações, o que inclui ações de educação ambiental e aproximação com a comunidade no entorno. Por meio do nosso Programa Portas Abertas, além de aprender sobre a operação de uma hidrelétrica e o processo de geração de energia, os visitantes também poderão conhecer a nossa história e os projetos socioambientais desenvolvidos pela companhia no território. Essas atividades reforçam o papel da Auren não só na geração de energia limpa e de fonte renovável para o País, mas para a construção do legado de conservação ambiental que estamos perpetuando para as futuras gerações”, destaca Odemberg Veronez, gerente de Sustentabilidade da companhia.
Programa Portas Abertas
As visitas por meio do programa serão realizadas mensalmente, em três modalidades: pedagógica, técnica e institucional. As visitas pedagógicas têm como público principal escolas e entidades civis, possibilitando que estudantes e cidadãos conheçam a operação da usina e os programas ambientais desenvolvidos. Já as visitas técnicas são voltadas para instituições de ensino superior, cursos técnicos e instituições com interesse em aprofundar conhecimentos específicos sobre o setor elétrico. Por fim, as visitas institucionais recebem representantes do poder público, órgãos reguladores e formadores de opinião, fortalecendo a transparência e a relação da companhia com autoridades e parceiros estratégicos.
O processo de inscrição é simples e acessível. Grupos interessados devem realizar a solicitação pelo Canal Diálogo Aberto, pelo WhatsApp (11 95637-5948) ou pelo endereço eletrônico dialogoaberto@aurenenergia.com.br, solicitando a visita à hidrelétrica. Em seguida, o(a) solicitante receberá um formulário de inscrições. Para participar, no entanto, é preciso atender a alguns pré-requisitos, são eles: cada grupo deve ter entre 8 e 40 participantes, sendo que a idade mínima para participação é de 10 anos. Para grupos compostos por jovens com menos de 18 anos, é exigida a presença de um adulto responsável a cada 10 participantes. As visitas serão realizadas ao longo de todo o ano, limitadas a até uma ao mês, de acordo com a disponibilidade da unidade. Caso o agendamento já esteja completo, os grupos interessados serão inseridos em uma lista de espera.
UHE Caconde
A construção da Usina Hidrelétrica de Caconde começou em 1958, no local então chamado de Graminha, e sua operação comercial teve início em 1966. Com capacidade instalada de 80,4 MW, a hidrelétrica está localizada no município de Caconde, no interior de São Paulo, e integra a bacia do rio Pardo, abrangendo também áreas dos municípios de Divinolândia (SP), Poços de Caldas (MG) e Botelhos (MG).
O reservatório formado, conhecido como Represa da Graminha, desempenha papel estratégico na regulação do rio Pardo. Em períodos de cheia, contribui para o controle da vazão, enquanto em épocas de estiagem ajuda a assegurar o uso equilibrado da água. Além da geração de energia limpa e renovável, a usina cumpre função essencial para a estabilidade hídrica da região.
Serviços
O Diálogo Aberto da companhia opera de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo número (11) 95637-5948(WhatsApp). Por meio dele, a população pode enviar dúvidas, questionamentos e receber comunicados da empresa sobre as operações da hidrelétrica.