Catedral vai receber “Concerto Ave Maria” com Vocal Vivace - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 19 de setembro de 2025


Publicidades

Catedral vai receber “Concerto Ave Maria” com Vocal Vivace

Publicado segunda, 11 de novembro de 2024





A Più Mosso Produções Artísticas e Gestão Cultural apresenta nos meses de outubro e novembro de 2024 o Circuito Música Sacra - Concerto Ave-Maria em cinco cidades do Sul de Minas. As apresentações, contam com o Apoio Cultural da Vivace Movimento Artístico e Musical e é uma realização da Più Mosso, do Governo Estadual de Minas Gerais e do Ministério da Cultura,  através da Lei Paulo Gustavo.

O projeto teve início no dia 13 de outubro em Poços de Caldas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. No próximo domingo, dia 17, às 11h, o coral vai ser apresentar na Catedral de Guaxupé.

O concerto conta com a participação de 35 cantores que integram o Vocal Vivace, acompanhados por piano, com arranjos vocais a quatro e cinco vozes, criteriosamente elaborados. Maria Inês Lobão assina a direção de produção e apresenta-se ao piano, e Raquel Mantovani atua como diretora musical e regente.

A oração “Ave-Maria”, tal como a conhecemos hoje, é o resultado de um longo processo desde o período medieval. Como saudação angélica, sua primeira parte encontra-se no evangelho de lucas 1:28 e Lucas 1:42. Inicialmente era usada somente na liturgia dos mosteiros e somente no ano 1.000 se tornou uma oração popular.

No séc. XV, através do papa Piu V, a segunda parte foi incorporada e divulgada num breviário.

A partir de então, os mais variados compositores fizeram uso desta oração como fonte inspiradora de suas obras, que atravessaram fronteiras e séculos, sempre presentes em grandes concertos internacionais.

“Através de profícua pesquisa alusiva ao tema, chegamos ao conhecimento de cerca de 40 ´Ave-Marias´, dentre as quais selecionamos 10 mais expressivas com variados estilos, desde Bach-Gounot, passando por Shubert, Mascagni, Verdi, Caccini até o nosso grande mestre Villa-lobos”, explicam Maria Inês e Raquel.

O objetivo do projeto é levar ao grande público, nos espaços sacros, esse repertório, geralmente restrito às salas de concerto. Apresentar a diversidade de estilos que o tema inspira, oferecendo às pessoas a oportunidade de se sensibilizarem, através da magia da música, com a icônica oração, cuja presença é absolutamente marcante na história da humanidade, independente do credo religioso.




Mais Religião


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar