Publicado segunda, 28 de abril de 2025

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, encerra neste semestre o primeiro ciclo do TRUPI – Festival Itinerante de Artes Cênicas. A programação de 2025 chega a Muzambinho, de 9 a 11 de maio, com espetáculos do Grupo Ponto de Partida, da Cia. Bando e dos grupos Trampulim, Primeiro Ato e Mambembe Teatro de Rua.
O projeto tem como objetivo promover apresentações artísticas gratuitas e de classificação livre nas linguagens de circo, dança e teatro, incentivando a circulação de produções cênicas de rua e ampliando o acesso à cultura em municípios sem unidades físicas do Sesc. Além disso, oferece oficinas formativas para o público.
Programação
Em Muzambinho, a programação inclui:
09/05, sexta-feira
-Às 20h30 - Teatro: Espetáculo “Mineiramente”, com o Grupo Ponto de Partida
Local: Av. Dr. Américo Luz – Centro
10/05, sábado
-Das 9h às 12h - Oficina: “Palhaçaria percurso afetado”, com o Grupo Trampulim
Local: Casa da Cultura de Muzambinho (rua Tiradentes, 260)
Inscrições: pela plataforma Sympla neste link
-Às 14h - Teatro: Espetáculo “Matias e a Estrada Infinita do Tempo”, com a Cia Bando
Local: Av. Dr. Américo Luz - Centro
-Às 20h30 - Circo: Espetáculo “Pratubatê”, com o Grupo Trampulim
Local: Av. Dr. Américo Luz - Centro
11/05, domingo
-Às 10h - Dança: Espetáculo “Passagem”, com o Grupo de Dança Primeiro Ato
Local: Av. Dr. Américo Luz - Centro
-Às 11h - Teatro: Espetáculo “Contos da Carochinha - Tião da Tina”, com o Mambembe Teatro de Rua
Local: Av. Dr. Américo Luz - Centro
No segundo semestre do ano passado, esta primeira edição do Festival contemplou Belo Horizonte e Itajubá. Em abril de 2025, passou por Leopoldina e, em maio, chegará também a Manhuaçu, com as mesmas cinco apresentações artísticas e uma oficina formativa diferente em cada cidade de itinerância.
Em Muzambinho, o festival conta com o apoio da Prefeitura Municipal. Mais informações estão disponíveis em: https://mais.sescmg.com.br/trupi.
Grupos
O Grupo Ponto de Partida é homenageado do 1º TRUPI e se apresenta junto a quatro coletivos selecionados por meio de chamamento público e curadoria livre realizada pela equipe de Cultura do Sesc em Minas: Cia. Bando; Grupo Trampulim; Grupo de Dança Primeiro Ato; e Grupo Mambembe Teatro de Rua.
Toda a estrutura de palco, sonorização, iluminação e demais materiais e serviços necessários às apresentações são fornecidos pelo Sistema Fecomércio MG, com projeto desenvolvido especialmente para o Festival.