Publicado quarta, 06 de agosto de 2025
Com o objetivo de preparar novos profissionais para as demandas do setor agrícola, a Massey Ferguson, referência em máquinas agrícolas, a concessionária Casa Nasser e a ETEC Francisco Garcia de Mococa firmaram uma parceria para capacitação gratuita de jovens para atuar nas áreas de manutenção, diagnósticos e tecnologias de agricultura de precisão.
“Investir na formação é essencial para garantir que o avanço tecnológico no campo seja acompanhado pela qualificação da mão de obra. Com esta parceria, queremos proporcionar aos jovens da região o acesso ao conhecimento mais atualizado sobre máquinas agrícolas e contribuir para sua inserção no mercado de trabalho”, destaca Vitor Kaminski, gerente de treinamento técnico da AGCO, detentora da Massey Ferguson.
Com início em setembro de 2025, o curso beneficiará 20 estudantes. A formação abrange temas como motores, hidráulica, elétrica, diagnósticos em máquinas agrícolas e fundamentos de agricultura de precisão, além de tecnologias embarcadas, como piloto automático. As aulas serão realizadas em três formatos: e-learning, videoaulas e treinamentos práticos.
Os alunos terão duas semanas de atividades na concessionária Casa Nasser, em Mococa, com acesso a tratores Massey Ferguson de média e baixa potência, e uma semana de imersão no Centro de Treinamento da AGCO, em Jundiaí (SP), que conta com estrutura completa para formação técnica.
“Essa parceria é um passo importante para fortalecer a conexão entre a formação técnica e as necessidades reais do mercado. Ao aproximar os alunos da vivência prática, conseguimos acelerar o desenvolvimento de competências essenciais, como responsabilidade, proatividade e domínio técnico. Isso não só qualifica os profissionais, mas também gera mais oportunidades de emprego, movimenta a economia local e valoriza a mão de obra da nossa região”, afirma Gabriela Nasser, gerente de marketing da Casa Nasser.
A parceria também abre portas para futuras oportunidades. Os alunos que se destacarem durante o curso poderão ser indicados para vagas de estágio e efetivação na Casa Nasser, fortalecendo a conexão entre formação e empregabilidade no setor agrícola. “Para nós, é uma via de mão dupla: oferecemos oportunidades de crescimento e, ao mesmo tempo, formamos profissionais alinhados ao dinamismo do agronegócio”, reforça Gabriela.
Segundo ela, a expectativa é ampliar o projeto para outras unidades da ETEC em cidades onde a Casa Nasser também possui operação. “Queremos que esta seja apenas a primeira de muitas ações em parceria com instituições de ensino”, finaliza.