Guaxupé recebe aula inaugural do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) em setembro - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 19 de setembro de 2025


Publicidades

Guaxupé recebe aula inaugural do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) em setembro

Publicado segunda, 01 de setembro de 2025





O Sebrae Minas dará início, no dia 8 de setembro (segunda-feira), às aulas da primeira turma do Curso Técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), em Guaxupé, no Sudoeste do estado. O NEJ é um projeto com metodologia da Escola do Sebrae, que oferece formação empreendedora gratuita a jovens egressos ou estudantes do Ensino Médio da rede pública.

A aula inaugural contará com a presença do prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa (Jarbinhas); do gerente da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól; e do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSUL de Minas), Carlos Henrique Rodrigues Reinato. A ação será realizada no Centro Integrado de Educação e Geração de Renda (CIEG), na Rua Nova Resende, 180, Parque dos Municípios II.

O curso, com duração de um ano, será ministrado no Instituto Federal Tecnológico do Sul de Minas, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, até junho de 2026. Por meio de uma metodologia que une teoria e prática, o objetivo do curso é estimular o desenvolvimento de comportamentos empreendedores, como proatividade, protagonismo e pensamento crítico dos estudantes, preparando-os para os desafios do mercado ou da vida.

“A chegada do NEJ em Guaxupé amplia oportunidades para os jovens do Sudoeste de Minas. O projeto desenvolve competências e habilidades que preparam os estudantes para ingressar no mercado de trabalho ou criar o próprio negócio, sendo um motor de transformação social e desenvolvimento econômico da região”, destaca a analista do Sebrae Minas, Laura Campos.

Expansão pelo estado

A oferta do curso em Guaxupé integra o movimento de expansão do NEJ em Minas Gerais, que contará com 170 novas turmas, distribuídas por 147 municípios. A iniciativa é fruto da parceria entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Educação, além de unidades implantadas com o apoio de prefeituras, instituições de ensino e cooperativas.

Metodologia inovadora

Fundado em 2010, o NEJ já formou cerca de 4,2 mil estudantes em Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia e Paraná. Atualmente, o projeto mantém turmas em Uberaba, Ibirité, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Belo Horizonte, Contagem, Sarzedo, Santa Luzia, Vespasiano, Itabira, Natalândia, Patos de Minas, Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).

A metodologia pioneira da Escola do Sebrae alia teoria e prática, estimulando a autonomia, o protagonismo e a consciência social dos estudantes, além de competências essenciais de gestão e empreendedorismo.

Impactos do NEJ

64% dos estudantes ingressam no mercado de trabalho;

58% continuam seus estudos;

94% declaram que o curso teve alto impacto em sua vida pessoal;

88% afirmam que a formação impactou positivamente sua vida profissional.




Mais Educação


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar