Surto de Influenza suspende aulas presenciais em Bom Jesus da Penha por sete dias - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 22 de maio de 2026


Publicidades

Surto de Influenza suspende aulas presenciais em Bom Jesus da Penha por sete dias

Publicado sexta, 22 de maio de 2026





BOM JESUS DA PENHA – A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Penha, por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Epidemiológica Municipal, a Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, anunciou que as atividades escolares presenciais da rede municipal de ensino estão suspensas a partir desta sexta-feira, dia 22 de maio de 2026.

>>Faça parte do nosso grupo de  notícias no WhatsApp https://chat.whatsapp.com/CUS0hkV0mQFFx7AQI27m0z

A determinação, oficializada por meio do Decreto nº 035/2026, terá validade inicial de 7 (sete) dias e atinge diretamente os alunos e funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Dona Tuniquinha e da Escola Municipal F. M. de Paula Rodrigues.

De acordo com a administração municipal, a paralisação emergencial é uma medida preventiva estratégica que visa interromper a cadeia de transmissão de vírus respiratórios na comunidade escolar. O município registrou um aumento expressivo no número de diagnósticos positivos de Influenza ao longo dos últimos dias.

Cenário epidemiológico

Segundo o último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, desde o dia 15 de maio foram confirmados 29 casos positivos da doença no município. O maior impacto foi observado na primeira infância: são 13 casos em crianças de 0 a 5 anos. A faixa etária entre 6 e 14 anos registrou 4 ocorrências, enquanto outras 12 pessoas acima de 15 anos contraíram o vírus.

Apesar do volume de infectados, a Secretaria de Saúde tranquilizou a população ao informar que, até o presente momento, todos os casos identificados são considerados leves, não havendo qualquer registro de complicações graves ou internações hospitalares.

Alerta de convivência

As autoridades médicas emitiram um aviso importante para os núcleos familiares: pessoas que convivem diretamente com pacientes testados positivos devem se considerar potencialmente infectadas. A orientação é adotar cuidados imediatos dentro do ambiente domiciliar para evitar que o vírus continue se espalhando.

O cuidado deve ser redobrado com os principais grupos de risco para complicações da Influenza, que incluem crianças menores de 5 anos, gestantes e idosos. Para este público, a recomendação explícita é evitar exposições desnecessárias, contato com pessoas sintomáticas e circulação em ambientes com aglomerações.

Orientações à comunidade

Para conter o avanço do surto, a Secretaria de Saúde reforça as seguintes recomendações práticas para toda a população de Bom Jesus da Penha:

-Evite aglomerações e locais com grande circulação de pessoas;

-Utilize máscara de proteção facial em ambientes fechados ou imediatamente ao apresentar qualquer sintoma gripal;

-Higienize frequentemente as mãos utilizando água e sabão ou álcool em gel;

-Uso obrigatório: Caso seja necessário frequentar unidades de saúde ou ambientes hospitalares, o comparecimento deve ser feito obrigatoriamente utilizando máscara.

As diretrizes para a reposição das aulas deverão ser divulgadas pela Secretaria de Educação nos próximos dias.




Mais Regional


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar