Guaranésia, Guaxupé e Monte Belo aguardam resultado de casos suspeitos de Monkeypox - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 26 de abril de 2024


Publicidades

Guaranésia, Guaxupé e Monte Belo aguardam resultado de casos suspeitos de Monkeypox

Publicado sexta, 05 de agosto de 2022





No final da tarde desta sexta-feira, dia 5 de agosto, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou o Boletim Monkeypox (Varíola dos Macacos) onde consta até na data de hoje, às 14h, o registro de 81 casos confirmados, 158 casos descartados, 291 suspeitos e 2 casos classificados como provável.

Os casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 55 anos, em boas condições clínicas.

Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados pelas Secretarias Municipais. Somente o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.

Os dados relativos a notificações de Monkeypox são extraídos do sistema Redcap do Ministério da Saúde. A SES-MG destaca que os dados informados são de responsabilidade dos municípios e estão sujeitos a revisões.

No Sudoeste de Minas, apenas em Poços de Caldas foi confirmado um caso, e outros dois foram descartados. Guaranésia, Guaxupé, Monte Belo estão com um caso suspeito aguardando resultado laboratorial. São Sebastião do Paraíso possui 2 casos também suspeitos.

Saiba mais

A varíola dos macacos é uma doença rara causada por um vírus do gênero Orthopoxvirus, que costuma estar presente em roedores. A varíola dos macacos pode ser transmitida de pessoa para pessoa, através do contato próximo e prolongado, e causar sintomas como calafrios, dor muscular e nas costas, cansaço excessivo e aparecimento de bolhas e feridas na pele, que podem coçar ou serem doloridas.

Os primeiros sintomas da varíola dos macacos são:

-Bolhas e feridas na pele, que coçam e doem;

-Febre;

-Calafrios;

-Dor de cabeça;

-Dor muscular;

-Cansaço excessivo,

-Dor nas costas.

Estes sintomas costumam surgir cerca de 5 a 21 dias após o contato com o vírus, e duram entre 14 a 21 dias. As bolhas costumam surgir primeiro no rosto e mucosa oral, espalhando-se depois para o resto do corpo e atingindo, principalmente, as extremidades, como a palma das mãos. Em alguns casos, pode também surgir bolhas e feridas na região genital.




Mais Cidade


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar