Enfermeira guaxupeana premiada na Suécia agradece a cidade durante uso da Tribuna - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 05 de maio de 2024


Publicidades

Enfermeira guaxupeana premiada na Suécia agradece a cidade durante uso da Tribuna

Publicado quarta, 13 de dezembro de 2023





“Eu vim de lá, eu vim de lá, pequenininho. Mas eu vim de lá, pequenininho…”, foi com esses versos da canção ‘Alguém me avisou’, de Dona Ivone Lara, que a enfermeira guaxupeana Jussara Otaviano iniciou sua fala na Tribuna da Câmara de Guaxupé.

Jussara, que também é cantora e participa do grupo “A Quatro Vozes em Trio” usou o espaço a convite do presidente Danilo Martins, durante a 20ª Sessão Ordinária da Câmara, nessa segunda-feira (11). Jussara usou tribuna para falar de um dos grandes momento da sua carreira como enfermeira do SUS na cidade de São Paulo: o recebimento Prêmio de Enfermagem Rainha Sílvia da Suécia.

“Eu achei muito importante e necessário estar nessa casa hoje. Eu vim aqui, senhoras e senhores, não só para dizer desse prêmio, que foi um acontecimento muito importante, do ponto de vista histórico, mas eu vim aqui principalmente para devolver essa premiação para minha terra natal e especialmente para os profissionais da área da saúde”, disse a enfermeira durante o uso da tribuna.

Ainda durante a fala, Jussara ressaltou o papel da comunidade negra na história de Guaxupé, bem como a importância de ter o espaço da Tribuna aberto à população guaxupeana.

Jussara Otaviano foi escolhida pelo júri por sua atuação no SUS, em São Paulo. O trabalho premiado busca expandir o uso da terapia comunitária integrativa, caracterizada por rodas de conversa que ajudam os participantes, em especial idosos, a lidar com o sofrimento emocional, por meio da formação de novos terapeutas. Trata-se de um método criado no país e já incorporado à rede pública capaz de dar acolhimento a brasileiros que, muitas vezes, não teriam acesso a um cuidado de saúde mental.

Em junho deste ano, Jussara, acompanhada da irmã, Jurema esteve na Suécia para receber o prêmio e ter um encontro com a Rainha Sílvia.

O trabalho de terapia comunitária também será implantado em Guaxupé com as equipes da atenção primária de saúde.




Mais Câmara


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar