Guaxupé celebra a 12ª edição da FLIG Minas com programação intensa e gratuita de literatura, arte e inclusão - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 08 de outubro de 2025


Publicidades

Guaxupé celebra a 12ª edição da FLIG Minas com programação intensa e gratuita de literatura, arte e inclusão

Publicado sexta, 03 de outubro de 2025





Entre os dias 4 e 12 de outubro de 2025, Guaxupé será palco da 12ª edição da Feira do Livro de Guaxupé – FLIG Minas, com o tema “Ler livros, ler o mundo”. O evento, que já se consolidou como um dos maiores encontros literários do Sul de Minas, reúne escritores, artistas, educadores e o público em geral em uma programação gratuita e diversificada que ocupa espaços como o Clube Guaxupé, o Teatro Municipal, a Estação Cultural e o Parque da Mogiana.

Abertura oficial e homenagens

A cerimônia de abertura acontece no sábado (4), às 20h, no Teatro Municipal, com a presença da curadora Wanda Cândida, do cerimonialista Dr. Paulo Rossi, da patronesse Ana Maria Gonçalves e do escritor convidado João Canda. A professora Daniela Madeira e o músico Lucas Freire serão homenageados pela contribuição à cultura local.

Bate-papos, lançamentos e sessões de autógrafos

Durante os nove dias de evento, o público poderá participar de bate-papos com autores como Hugo Merlin (“Morgana”), Jenny Rugeroni (“Na Noite Carioca”), João Brígido (“No Bolso do Coveiro”), Ana Paula Dias Moreno (“Eu Vou ao Dentista”), José Oséas Mota (“Aventuras no Fundo do Mar”), João Canda (“Salve o Reino da Damba”), Cláudia A. Flor D’Maria (“Sou Indígena”), Janaina Tokitaka (com releituras de contos de fadas), Renato Gama (“Neguinha, Sim!”), Aline Bei (“O Peso do Pássaro Morto”) e Rita Von Hunty.

Arte, dança e música

A programação inclui apresentações culturais da FATI, balé infantil e adolescente do SCFV, fanfarra da APAE, hip hop, capoeira com a Associação Filhos da Bahia, teatro com Vanessa Marques, shows solos de Ana Beatriz Belém Mezencio e João Arruda, além da Orquestra Arte Interativa de Tapiratiba (SP) e violeiros de São Sebastião do Paraíso.

Projetos especiais e ações inclusivas

O projeto “Sementes de Poesia” promove o plantio de árvores como o Baobá e as Marianeiras no Parque da Mogiana, com placas poéticas inspiradas em Manoel de Barros. O “Sonhos de Papel” garante que cada aluno da rede municipal receba um livro e conheça os autores. Já o projeto “+ Inclusão” traz atividades como dança e teatro de fantoches com participação de Jucelina e Antônio Marcos Vasconcelos.

Exposições e memória

A FLIG também apresenta exposições como “Passaredos e outros voos” (Valderio Costa), fotografias “Olamide” de Felipe Luiz Guilherme. A Sala de Leitura, no Clube Operário, será em homenagem à jornalista Rosângela Felippe.

Casa da Palavra

Um documentário sobre Guimarães Rosa será exibido em escolas estaduais e particulares, ampliando o alcance da literatura brasileira entre os jovens.

Serviço

De 4 a 12 de outubro de 2025

Clube Guaxupé – Av. Conde Ribeiro do Valle, 186

Entrada gratuita

Mais informações: www.fligminas.com.br @fligminasoficial




Mais Cidade


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar