Guaranésia celebra centenário da Comarca com solenidade no Fórum - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 30 de janeiro de 2026


Publicidades

Guaranésia celebra centenário da Comarca com solenidade no Fórum

Publicado segunda, 29 de dezembro de 2025





No dia 18 de dezembro, Guaranésia viveu um momento histórico ao comemorar o centenário da elevação do Termo Judiciário à condição de comarca independente. A solenidade, realizada no Fórum da cidade, reuniu autoridades, servidores e representantes da sociedade civil em um evento marcado pela tradição e pelo reconhecimento da trajetória do Judiciário local.

Cerimônia de abertura

A servidora Kátia Mancini atuou como mestre de cerimônia. O ato inicial foi o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Guaranésia, conduzido pelo Tenente Valterson Morais Marques, comandante da Polícia Militar; pelo delegado Walter Luís Tiazianel Júnior; e por Acácio Alcântara de Melo, representante da Polícia Penal. Em seguida, a Corporação Musical Santa Bárbara entoou os hinos Nacional e de Guaranésia, repetindo o gesto histórico de 1925, quando participou da instalação da comarca sob a regência do maestro Pedro Fontoura. Cem anos depois, a regência coube a Rodrigo Navarro.

Mesa solene

A solenidade prosseguiu no salão do Tribunal do Júri, presidida pela juíza diretora do Foro, Dra. Lívia Maria Franco da Silveira, que representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior. Também compuseram a mesa o presidente da OAB local, Dr. Donizete Delorenzo Ribeiro do Valle; o prefeito João Carlos Minchillo; o advogado e ex-defensor público Dr. Lucas Martins Filho; e o defensor público Dr. Jovahir Marques Filho.

Um ofício enviado pelo presidente do TJMG foi lido, justificando sua ausência por compromissos previamente assumidos. Entre os presentes, destacaram-se autoridades como o ex-juiz da comarca Dr. Milton Biagione Furquim, atualmente titular da Primeira Vara Cível de Guaxupé, e o ex-promotor Dr. Cláudio Luiz Gonçalves Marins, hoje Curador do Patrimônio Público em Guaxupé.

Histórico e homenagens

Um telão exibiu imagens dos juízes que atuaram na comarca ao longo do século. A foto do Dr. Milton Biagione Furquim foi recebida com calorosa salva de palmas, em reconhecimento à sua trajetória marcada pela humildade e pelo saber jurídico. A juíza Dra. Lívia descerrrou a placa comemorativa do centenário.

Pronunciamentos

O advogado Lucas Martins Filho, com 83 anos, relembrou sua trajetória iniciada ainda jovem, quando auxiliava o pai no transporte de processos. Destacou sua atuação como comissário de menores, escrivão criminal e defensor público, ressaltando que sua vida sempre esteve ligada “aos corredores do Fórum”.

O presidente da OAB, Dr. Donizete Delorenzo Ribeiro do Valle, enfatizou o papel dos advogados na defesa do Estado Democrático de Direito. Já o prefeito João Carlos Minchillo lamentou a ausência do atual promotor de Justiça da comarca.

Encerrando os discursos, a juíza Dra. Lívia destacou que o centenário representa “um marco notável”, simbolizando cem anos de desafios superados e de dedicação à missão de fazer a justiça acontecer.

Encerramento

O historiador Wilson Ferraz, colaborador do jornal local, entregou exemplares de seu livro publicado pela OAB/MG sobre a história da comarca de Guaxupé, que também traz referências à de Guaranésia. Um exemplar foi destinado à Dra. Lívia e outro ao professor Lucas Martins, de quem Ferraz foi aluno em 1972.




Mais Justiça


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar