Posse de Dom Inácio - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 19 de abril de 2024


Publicidades

Posse de Dom Inácio

Publicado domingo, 02 de fevereiro de 2020





Foi verdadeiramente uma apoteose a chegada de S. Excia. Dom Frei Inácio João Dal Monte, em Guaxupé, às 17 horas da tarde.

Centenas e centenas de pessoas desta cidade e de toda a Diocese, aguardavam perfiladas, S. Excia.

Postados em inúmeras alas, achavam-se ali todos os estabelecimentos da cidade, Ginásio S. Luiz de Gonzaga, Escola Normal e Ginásio Imaculada Conceição, Tiro de Guerra, Academia de Comércio São José, Grupo Escolar Barão de Guaxupé, Grupo Escolar Delfim Moreira, Grupo Escolar Cel. Antônio Costa Monteiro.

Desde a Avenida Conde Ribeiro do Valle até o Palácio, a rua era ocupada lado a lado, pela multidão.

As 5 horas da tarde, com o estringir de fogos, os sinos badalaram, anunciando ao povo a chegada de S. Excia. Revma. Dom Inácio João Dal Monte. Vivas e palmas ecoaram de milhares de pessoas.

A Banda Carlos Gomes, do Seminário e Filarmônica Guaranesiana executaram elogios dobrados.

A chegada de S. Excia. foi uma consagração, uma prova inequívoca de quanta fé e nobres sentimentos é possuidor o povo desta Diocese.

Acompanhado pelo exmo. arcebispo, Dom Hugo Bressane de Araújo, seguido de um ilustre préstito, Dom Inácio alcançou a escadaria do Palácio Episcopal sob vibrantes aclamações. Ali aguardavam S. Excia., além do cabido Diocesano e Representações Paroquiais, os Srs. Dr. Geraldo Ribeiro do Valle, prefeito municipal;  Dr. Carlomano Coelho, presidente da Câmara; Dr. Artur Leão, Promotor de Justiça da Comarca; Prof. Sebastião de Sá, Inspetor Federal de Ensino; Dr. Antônio de Passos Simas, chefe do Centro de Saúde e mais pessoas gradas.

Em nome da cidade, saudou a S. Excia. Dom Inácio João Dal Monte, o sr. Dr. Geraldo Ribeiro do Valle, Prefeito Municipal, e, em nome do Clero, o Revmo. Mons. Hermínio Malzone, vigário geral.

A essas saudações, muito expressivas, agradeceu Dom Inácio, profundamente impressionado com aquela brilhante manifestação de apreço e respeito que lhe tributavam a cidade e a Diocese. 

 

O representante do Clero

Chegando às escadarias do Palácio Episcopal S. Excia. Revma. foi saudada pelo Exmo. e Revmo. Mons. Hermínio, d. d. Vigário Geral da Diocese que falou em nome do clero. Sua oração foi verdadeiramente a expressão dos sentimentos de todos os sacerdotes da Diocese, cujo único desejo é viverem em perfeita e íntima união com o Pastor Diocesano. O discurso do Exmo. e Revmo. Mons. Hermínio Malzone muito impressionou a todos que perceberam claramente os nobres sentimentos do filho afetuoso que representa todos os seus irmãos na admiração e afeto a seu pai.

Frei Constantino, representante do Revmo. Sr. Padre Frei Patrício, Custódio dos Capuchinhos do Paraná e Sta. Catarina.

 Saudou S. Excia. Revma. falando em nome do Remo. Sr. Frei Custódio dos Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina, o Revmo. Sr. Frei Constantino, cujas palavras, plenas de sentimentos nobres e elevados, manifestaram a veneração dos Frades Menores Capuchinhos do Paraná e Sta. Catarina, para com S. Excia. Revma. Dom Frei Inácio João Dal Monte.

 

Fonte: Historiador e pesquisador Wilson Ferraz. Reprodução autorizada, desde que conste a fonte.




Mais D. Inácio


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar