Eleição de Dom Inácio a bispo de Guaxupé - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 25 de abril de 2024


Publicidades

Eleição de Dom Inácio a bispo de Guaxupé

Publicado quinta, 01 de agosto de 2019





Em 21 de maio de 1952, o até então bispo titular de Agbia e coadjutor do bispo de Joinville, Dom Inácio João Dal Monte, foi eleito bispo titular da Diocese de Guaxupé.

Naquela ocasião o Núncio Apostólico no Brasil comunicou o fato ao administrador apostólico da Diocese de Guaxupé, Dom Hugo Bressane de Araújo, com a ressalva de que a notícia só poderia ser divulgada a partir do dia 28 daquele mês.

Vale lembrar que na década de 1950 os meios de comunicação eram deficitários e morosos. Desta forma, foram trocados vários telegramas entre D. Hugo, Núncio Apostólico e Dom Inácio.

Ainda, em 28 de maio de 1952, Dom Hugo expedia a Circular nº 82, a qual foi publicada no jornal Folha do Povo, edição nº 387, de 1º de junho de 1952, na primeira página, informando ao clero e aos fiéis a nomeação de Dom Inácio para bispo residencial da Diocese de Guaxupé.

Em virtude da nomeação de Dom Inácio para bispo titular da Diocese de Guaxupé, Dom Hugo encabeçou um movimento para que os religiosos, alunos das escolas, representantes de entidades sociais e pessoas do público, encaminhassem telegramas cumprimentando o novo prelado.

 Para tanto, o secretário do Bispado, Cônego Marcos Antônio Noronha, determinou a publicação do “Aviso nº 113”, com o seguinte teor:

Aviso nº 113

De ordem do Exmo. e Revmo. Sr. Arcebispo Administrador Apostólico da Diocese, rogo aos Revmos. Sacerdotes que consigam entre os religiosos, Colégios, Associações e fiéis grande número de telegramas de congratulações a S. Excia. o Sr. Dom Frei Inácio João Dal Monte, Bispo eleito de Guaxupé, com o seguinte endereço: Joinville – Estado de Santa Catarina.

Cúria Diocesana de Guaxupé, 29 de Maio de 1952

Cônego Marcos Antônio Noronha

Secretário do Bispado

Ainda em Joinville, Dom Inácio retribui as mensagens de carinho recebidas, fazendo publicar no jornal Folha do Povo, edição nº 591, de 29-06-1952, 1ª página, a seguinte nota:

 

“Distinta Redação da Folha do Povo – Guaxupé: Desde que a voz do Santo Padre, o Papa, se fez ouvir nomeando-nos Bispo dessa Diocese, Nosso Coração se abriu para todo esse bom povo. E quantos enviaram suas felicitações e os telegramas foram numerosíssimos – enviamos por meio deste jornal nossos agradecimentos e a todos indistintamente damos nossa Benção paternal.

Frei Inácio, O/M. Cap. Bispo eleito de Guaxupé”

Nos meses que se sucederam foram realizados os preparativos para a recepção do novo bispo. Em agosto daquele ano foi publicado o programa das festividades a serem realizadas.




Mais D. Inácio


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar