Hoje tem ação cultural gratuita voltada ao artesanato feito com barro - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 30 de abril de 2024


Publicidades

Hoje tem ação cultural gratuita voltada ao artesanato feito com barro

Publicado quinta, 11 de abril de 2024





A Unidade Guaxupé da FAOP/ Fundação de Arte de Ouro Preto, realiza nesta quinta (11), uma ação cultural voltada ao artesanato feito com barro.

A ação intitulada Vivência em Cerâmica pretende intercambiar os conhecimentos da produção de cerâmica produzida na região do baixo sul baiano, com o público da cidade de Guaxupé, através de videoconferência.

O evento contará também com a participação de Joana Cassiano da Silva, artista guaxupeana que recebeu o 2º lugar pelo júri técnico no Concurso Regional de Presépios, com a obra (Assim nasceu nosso Salvador), presépio montado com peças de cerâmica que encontra-se em exposição na FAOP Unidade Guaxupé. 
A FAOP fica na Rua Luís Costa Monteiro, 89, antiga rua da cadeia.

 

PROGRAMAÇÃO

13h30 - Exibição Louça de Deus de Eudaldo Monção Jr. (Documentário) seguido de bate-papo sobre o filme

Sinopse: 

Bahia, Séc XIX, Patrício saiu do povoado de Maragogipinho, pelo Rio Jaguaripe, em uma canoa abarrotada de miniaturas de pratos, moringas e panelas feitas de barro, até a cidade de Nazaré das Farinhas. Chegando lá, Patrício expôs suas peças na antiga praça do porto, durante a semana santa. A população gostou, principalmente a criançada que se divertia com os novos brinquedos. No ano seguinte, Patrício estava de volta com trabalhos mais sofisticados, com novas formas de objetos em barro. Assim começou a Feira de Caxixis, o maior evento ceramista da América Latina. Atualmente, toda quinta-feira santa, começa uma grande movimentação na Praça dos Arcos no centro de Nazaré, constituindo-se num espetáculo à parte com a chegada dos oleiros, que todos os anos, retornam à cidade, com inúmeras peças de variados modelos e formatos, dando continuidade à tradição.

14h - Apresentação de livro infantil (Anjo de barro) e (Mãos que inspiram poesia) com Ionã Scarante

Sobre os livros:

Em Anjo de barro, uma história com feição de lenda, Ionã Scarante apresenta a menina Santinha, que levava alegria aos artesãos das olarias de Maragogipinho (Distrito de Aratuípe-BA). De origem desconhecida, diversas eram as sugestões havidas, sem que a menina revelasse de onde viera. Entre as figuras de barro, moringas e bonecos, entre as brincadeiras com as demais crianças da terra, os festejos das feiras e a vivência da praça e da igreja, Santinha – menina ou anjo? – distribuía beleza e encanto no ambiente do barro. Assim cumpriu sua possível destinação. Talvez aos anjos não seja dado estar para sempre entre nós outros, pessoas comuns. Eis uma história para pequenos e grandinhos se encantarem.

Mãos que inspiram poesia: a arte de Maragogipinho traduzida em versos e ilustrações é um livro resultante de muito “Pé no chão e mão na massa”, para citar o verso de Iasmin Alves Brito. O pé no chão representa o enraizamento telúrico daqueles que, situados em seu locus vivendi, oleiros por profissão, fazem poesia em utensílios de barro. Por outro lado, simboliza o pé que anda e desvenda outras realidades, traduzindo-as em arte poética e pictórica, isto é, o gesto desprendido de alunos curiosos e sensíveis ao olhar do outro e de si mesmos. O barro, por sua vez, é a massa, matéria-prima que se reverte em arte cerâmica, nas mãos dos oleiros de Maragogipinho, e se conforma, enforma e transforma em imagens verbais e visuais, através de poesias e ilustrações produzidas por jovens estudantes. Dando forma ao amorfo, o papel em branco à espera do texto poético ou da imagem, assim como fazem os oleiros, dando forma e vida à massa informe do barro, o que temos, como resultado, é a liberdade criativa convertida em livro com leitura leve, livre e lúdica.

14h30 - Diálogo sobre o caxixi e instrumentos sonoros feitos com barro com o oleiro Auriel Lemos Nazaré 

Artesão da vila de Maragogipinho, no baixo sul baiano, um dos principais fabricantes dos "caxixis" e especialista em modelagem com torno e na confecção dos instrumentos musicais feitos em barro. Oleiro, fabricante de peças variadas, formador através de projetos de vivência em artesanato, proporcionará uma apresentação sobre os instrumentos ocarina e moringa sonora, ambos feitos com barro. O artesão compartilhará um pouco sobre o diálogo entre o artesanato e a música.

15h - Vivência em confecção e modelagem com argila com Joana Cassiano 

A vivência tem a finalidade de proporcionar uma imersão criativa nos processos de fabricação de peças em cerâmica. Os participantes serão instruídos e poderão compreender todos os métodos da fabricação, de forma que resultará em criações próprias, modeladas por cada participante. Serão propostos exercícios de modelagem onde serão apresentadas diversas técnicas de produção manual e outras formas de desenvolver peças. 




Mais Cultura


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar