Escritor de Paraíso relança livros que abordam temas sociais - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 29 de abril de 2024


Publicidades

Escritor de Paraíso relança livros que abordam temas sociais

Publicado quinta, 15 de junho de 2023





Em um happy hour marcado para este sábado no Antiquarium Bar, em Passos, o escritor Valmir Paulino Benício, que foi chefe da Agência da Receita Federal em Guaxupé até no ano passado, fará o relançamento de duas obras literárias:  Planeta Homem e o premiado Nós Nosso Mundo e Nosso Comportamento. Recentemente o livro Planeta Homem foi escolhido pela Editora para participar da tradicional Feira do Livro em Lisboa- Portugal que ocorreu entre 25 de maio a 10 de junho.

Este será o último evento do escritor que rodou o país divulgando o relançamento de suas obras como Florianópolis, São Paulo, São Bernardo do Campo, Natal, Fortaleza, Poços de Caldas, Guaxupé, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Franca e Ribeirão Preto.

 

Do livro Nós Nosso Mundo e Nosso Comportamento

A obra está em sua terceira edição com lançamento pela Editora Garcia Edizioni, em 2012. No livro o autor promove considerações sobre temas polêmicos, frequentemente discutidos e debatidos e que preocupam todas as esferas da nossa sociedade: problemas sociais, propostas de reflexões, qualidade de vida, são algumas das questões abordadas

Do livro Planeta Homem

Esta obra é decorrente do livro Nós, Nosso Mundo e Nosso Comportamento (Editora Garcia Edizioni, 2012). Os aspectos tratados no livro ganharam dimensão no conteúdo e o autor resolveu dividi-lo em duas novas obras, a primeira sobre a realidade da vida da mulher e a outra com os demais temas.  A obra decorrente recebeu o nome de Planeta Homem, onde o autor discorre sobre o universo feminino, o papel do homem neste contexto e tópicos que envolvem o relacionamento entre homens e mulheres. A elaboração dos textos partiu de suas próprias experiências e de constante pesquisa e observação. Em especial o autor faz uma apresentação crítica para a situação de opressão, humilhação, em especial quanto à violência e exploração que representa a realidade de grande parte da vida das mulheres.

“Por mais que seja uma visão muito crítica e negativa da relação entre homem e a mulher é indiscutível que é a realidade de muitas mulheres para as quais o homem representa uma figura ligada à prepotência, à violência, ao descaso, ao deboche e ao desrespeito de toda ordem. A proposta é reconhecer este fato e promover mudanças a partir dessa percepção”, comenta o autor

No momento em que o Brasil atravessa um período conturbado na sua esfera social e política, Valmir Benício convida os leitores a uma importante reflexão sobre as diversas implicações que envolvem a realidade e a cultura do seu país.

Sobre o autor

Valmir é oriundo do ABC Paulista, bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior; bacharel em Direito com  extensão Universitária em Direito Tributário , pós-graduado  com especialização em Direito Tributário.

Chegou em São Sebastião do Paraíso pela primeira vez em 2010 onde trabalhou na Agência da Receita Federal, vindo da Unidade de Poços de Caldas. Em 2017 retornou para Poços e em seguida assumiu a chefia da Agência de Guaxupé, onde ficou até 2022. Atualmente é chefe da Unidade de S.S.Paraíso.

Carreira literária

Tudo começou quando o autor participou como palestrante em evento em prol do Combate à violência contra a mulher promovido pela organização do site Espaço Mulher realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2009.

Elaborou a Edição Especial da Revista Comemorativa de 10 e de 20 anos da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Poços de Caldas em 2008 e 2018. Teve seus textos selecionados para participar de todas edições do Concurso Histórias de Trabalho da Receita Federal do Brasil desde 2010. Teve também alguns de seus trabalhos selecionados para compor diversas antologias como em 2015 na Antologia Versos Cotidianos, da Editora Itacaiúnas; em 2016 na Antologia Literária Rio de Palavras – 450 Anos de História e, em 2017, na Antologia Todas as Mulheres do Mundo, ambas da Editora Litteris. Foi palestrante em diversas circunstâncias, tanto na esfera profissional e técnica como em eventos sociais. Um dos principais temas de suas palestras é quanto à violência contra as mulheres, onde alerta sobre este grave problema social.

No ano de 2013, o livro Nós, Nosso Mundo e Nosso Comportamento recebeu um prêmio no Concurso Internacional “Garcia Golden Book” como 2º melhor livro do ano. Também em 2013 teve seu texto “Unificação dos Fiscos” premiado como 2º melhor, no 4º concurso Histórias de Trabalho da RFB.

Em sequência passou a promover uma série de palestras pelo Brasil afora sobre a violência contra as mulheres, um dos temas de seus livros

Em 2014, o autor recebeu uma homenagem como reconhecimento pelo seu trabalho e atividades literárias, concedida pela Academia Paraisense de Cultura, de São Sebastião do Paraíso e, em 2016, pelo Rotary Club.




Mais Leitura


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar